O GP do Japão não foi dos melhores para os fãs da F1. Sem grandes emoções, foi bom para Rosberg e seus torcedores. Hamilton decepcionou logo na largada, em um final de semana conturbado e cheio de polêmicas. Nico pôde vencer tranquilamente.
O inglês começou a “dar trabalho” antes dos carros entrarem na pista na sexta-feira, durante coletiva de imprensa oficial do GP japonês. Entediado, Hamilton ficou se divertindo com os filtros do snapchat (rede social de postagem de fotos), o que foi tido pelos jornalistas como uma grande falta de respeito. Além disso, no sábado, Lewis se recusou a responder perguntas na coletiva pós classificação. A largada hoje mostrou que o vice-líder não está, realmente, em um final de semana de se admirar.
Ficando na oitava posição, o inglês fez uma pequena corrida de recuperação. Nas voltas finais, ameaçou intensamente Verstappen, que vinha na segunda posição, mas não conseguiu a ultrapassagem, que causou certa polêmica sobre se o piloto da RBR estava certo. Não seria surpresa se a FIA punisse Max para o próximo GP.
Enquanto isso, as Ferrari e RBR faziam seus papéis. As Force India tiveram uma ótima corrida, onde tanto Perez quanto Hulkenberg protagonizaram excelentes duelos e grandes ultrapassagens.
A McLaren, que tinha grandes expectativas por correr na casa dos motores Honda, também deixou a desejar. Alonso e Button já tiveram desempenhos muito melhores nas últimas corridas do que tiveram hoje, onde nenhum chegou a pontuar.
Além de Rosberg se consolidar na liderança do campeonato, a Mercedes levou hoje o campeonato de construtores. Restam apenas 4 corridas para o fim: Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi, nos Emirados. Hamilton vai reagir a tempo? Não há mais espaços para erros. Confira abaixo o resultado completo de Suzuka e como está a classificação da temporada. O próximo GP acontece nos Estados Unidos, dia 23.