Era esperado mais. Apesar de um resultado que favorece a rivalidade do campeonato, agora que Hamilton está um pouco mais distante de Rosberg novamente, Baku foi um tanto quanto monótona. A tão esperada pista de rua que traz alta velocidade e curvas estreitas deixou o receio dos pilotos falarem mais alto, como ficou claro logo na largada. Nenhuma batida, nada de bandeira amarela. Todos foram muito cautelosos. Nem mesmo alguns plásticos que invadiram a pista atrapalharam os carros a ponto de deixar a corrida mais estilo “loteria”.
A expectativa então era Hamilton. O inglês, que largou na décima posição, teria que recuperar muitas posições para tentar alcançar Rosberg. Mas o volante não colaborou. Lewis alcançou no máximo a quinta posição, quando se perdeu com os botões, e agora o regulamento não permite mais que a equipe o auxilie pelo rádio dizendo o que ele deve fazer. Teve que se virar sozinho, o que não pareceu dar muito certo. O mesmo aconteceu com Räikkönen ao final da prova, mas seu lugar no pódio já estava comprometido por outra situação.
Kimi aparentemente violou uma regra na entrada dos boxes, ao cruzar uma linha que não deveria ser cruzada. Sua única parada lhe custou 5 segundos a mais em seu tempo final de prova, o que não impediu o astro do final de semana, Sergio Perez, de ultrapassá-lo e garantir a terceira posição na pista (que ele conseguiria mesmo chegando em quarto, pois estava a menos de 5 segundos do finlandês). Perez sem dúvida mereceu o pódio, vem em uma ótima fase e não comete mais loucuras como fazia há uns anos atrás. Mas também merecia Kimi, que fez uma única parada na volta 9, administrando muito bem o restante da corrida.
As RBR não chegaram a ameaçar, assim como as Williams. E só para citar as McLarens, houve uma boa briga entre Button e Alonso pela décima-segunda posição, mas o espanhol teve problemas mais uma vez e, após ser ultrapassado diversas vezes (inclusive por Nasr), abandonou a prova. Nasr aliás que já se destacou ontem na classificação passando para o Q2, hoje terminou em um ótimo 12° lugar. Massa que largou em 5°, chegou apenas em 10°.
O protagonismo ficou mesmo por conta das Ferraris e da Mercedes de Rosberg, além da Force India. Baku por si só também protagonizou o domingo, com sua belíssima paisagem urbana e uma pista desafiadora. Certamente um pouco mais emocionante do que Mônaco. Agora a F1 tira uma “folga” de 15 dias, que sem dúvida farão Hamilton muito ansioso pela próxima etapa, na Áustria, para mais uma vez, tentar recuperar o campeonato.
A primeira corrida de Baku terminou assim:
E o campeonato agora ficou com uma maior vantagem para Rosberg, mas nada que não dê para Hamilton recuperar: