Fórmula 1 em gráficos
Por Júnior Ribeiro
Após 12 corridas e pouco mais de 4 meses de provas, a temporada de 2019 finalmente para pra respirar. As equipes terão quase um mês para se reajustarem, reavaliarem, ganharem novas energias e “colocar os pingos nos is”.
Briga de Equipes
O Reinado da Mercedes
Apesar das recentes reações da Red Bull e Verstappen, o reinado da Mercedes ainda segue razoavelmente seguro, com uma margem segura de 150pontos pra sua rival mais próxima (Ferrari) e 194pontos para a Red Bull. Considerando que uma equipe pode marcar no máximo 44pontos por prova, pode-se dizer que não há motivo para qualquer alarde com relação ao Campeonato de Construtores. Veja como está a disputa interna na equipe.

Forza Ferrari
As expectativas geradas nos testes de inverno em nada condizem com o quadro em que se encontra a Ferrari no campeonato. Embora siga no segundo lugar, a diferença para a RBR tem sofrido uma suave queda desde o Grande Prêmio da França ao passo que a diferença pra Mercedes, apesar de ter oscilado, segue virtualmente intransponível. Mais abaixo seguem mais alguns gráficos que demonstram a evolução das 3 principais forças da F1 atual.


Red Bull Racing Honda
Do ponto de vista do desempenho, a união Red Bull e Honda parece ter os mais promissores resultados no quesito evolução. Taxada como terceira força na abertura do campeonato, a equipe austríaca pouco a pouco começou a incomodar a Ferrari, com seu piloto número 1 tendo inclusive superado os dois pilotos da equipe italiana. Se não fossem os resultados mais humildes de Gasly, certamente a RBR estaria isolada em segundo lugar. Para se ter noção, a discrepância entre os resultados de Verstappen e Gasly são as maiores encontradas entre companheiros de equipe no ano atual, em parte, obviamente, do excepcional nível de pilotagem do piloto holandês.

Veja abaixo outras pontuações e diferenças
McLaren – 82 pontos
Carlos Sainz Jr: 58pts
Lando Norris: 24pts
Diferença: 34pts
Toro Rosso – 43 pontos
Daniil Kvyat: 27pts
Alex Albon: 16pts
Diferença: 11pts
Renault – 39 pontos
Daniel Ricciardo: 22pts
Nico Hulkenberg: 17pts
Diferença: 5pts
Alfa Romeo – 32 pontos
Kimi Raikkonen: 31pts
Antonio Giovinazzi: 1pt
Diferença: 30pts
Racing Point – 31 pontos
Lance Stroll: 18pts
Sergio Perez: 13pts
Diferença: 5pts
Haas – 26 pontos
Kevin Magnussen: 18pts
Romain Grosjean: 8pts
Diferença: 10pts
Williams – 1 ponto
Robert Kubica: 1pt
George Russel: 0pt
Diferença: 1pt
E aí? O que tem achado do campeonato? Aproveite e mostre que consegue prever os resultados e aposte no nosso Bolão.
Dê uma olhada nos últimos posts