[Testes de Barcelona] Dia 01

Os giros do dia e da semana: A F1 não para

 

Por Júnior Ribeiro

                O agitado GP da Espanha ainda repercute intensamente, mas a Fórmula 1 não para. A Mercedes que, ao que tudo indica, resolveu tomar uma posição extremamente centrada e equilibrada, sobre o toque entre seus dois pilotos marcou apenas o terceiro tempo na manhã do primeiro dia de testes em Barcelona e deteve o segundo tempo ao final dos dia, atrás de Sebastian Vettel. A Red Bull que testa uma versão atualizada de seu motor figurou em quinto com Daniel Ricciardo, amanhã é a vez do mais jovem vencedor de um GP de Fórmula 1 fazer seu teste.

Incorreção no uso do volante foi um dos fatores que conduziu ao toque entre os pilotos da Mercedes

Incorreção no uso do volante por Rosberg foi um dos fatores que conduziu ao toque entre os pilotos da Mercedes

AS EQUIPES E OS DESTAQUES DO DIA

WILLIAMS

            Quem chamou muita atenção no começo do primeiro dia de testes foi a atual quarta potência do campeonato: a Williams. Talvez já se preparando para o próximo ano, a equipe contou com o jovem piloto britânico Alex Lynn para iniciar seus testes e utilizou aparatos no mínimo curiosos em suas asas. Suspeita-se que o time esteja buscando um melhor entendimento do maior downforce sobre seus carros.

Alex Lynn (GBR) (41) Williams FW 38 Dia de Teste 01 Sutton Images

MCLAREN

            Jenson Button utilizou pneus supermacios e cravou o melhor tempo na primeira parte do dia e finalizou o dia em terceiro com esse mesmo tempo. O composto supermacio não estava disponível na corrida de domingo, devido ao alto desgaste que a pista proporciona. Isso, no entanto, não deixa de demonstrar o perceptível avanço que o motor Honda tem obtido, principalmente em comparação ao ano passado. A equipe, porém, não traz grandes atualizações em seu motor para os testes, pois planeja, assim como a RBR, levar suas novidades para o GP do Canadá. Existe ainda uma eventual possibilidade de mudança de motor para o próximo GP devido ao abandono de Alonso no último Grande Prêmio.

FERRARI

            A escuderia do cavalinho rampante conseguiu cravar o melhor tempo do dia com Vettel, que foi mais rápido do que seu próprio tempo na classificação de sábado. Vale ressaltar que Nico Rosberg focou seus testes em stints longos e que Vettel buscou manter ritmo de classificação, para tentar corrigir a defasagem que prejudicou diretamente a briga contra a RBR no domingo, quando as duas Ferrari largaram atrás das Red Bull.

GP DE MÔNACO e o Piloto da Semana

            Acabamos de sair de um GP, estamos nos testes, mas o giro da F1 não para e tem muita gente preocupada e ansiosa pelo GP de Mônaco. Afinal teremos a novidade dos pneus ultramacios, que, de longe, foi o mais selecionado pelos pilotos. Resta-nos aguardar e ver quanto de ganho e de desgaste esse pneu vai representar. Também no ritmo do GP de Mônaco, o jovem Max Verstappen, mais recente e mais jovem vencedor de um GP de Fórmula 1, diz que seu foco inicial está em “ficar longe dos muros”. Vale lembrar que no ano passado o piloto sofreu pesadíssimas críticas nesse GP, pois passou reto e bateu fortíssimo contra o muro, naquele tempo sua idade e inexperiência foram extremamente questionadas. Será que agora ele se sai melhor?

Max Verstappen DIa de Teste 01 Sutton Images

Veja as escolhas de pneus por piloto:

Escolha de Pneus Monaco 2016

Veja abaixo os tempos marcados ao final do dia.

Teste Final do Dia Espanha

Continue acompanhando conosco os testes, amanhã tem mais e tem brasileiro na pista: Felipe Massa. O outro brasileiro, Felipe Nasr não participará dos testes, já que a Sauber, que passa por terrível crise financeira não tem nenhuma novidade para testar.