[Testes de Barcelona] Dia 01
Os giros do dia e da semana: A F1 não para
Por Júnior Ribeiro
O agitado GP da Espanha ainda repercute intensamente, mas a Fórmula 1 não para. A Mercedes que, ao que tudo indica, resolveu tomar uma posição extremamente centrada e equilibrada, sobre o toque entre seus dois pilotos marcou apenas o terceiro tempo na manhã do primeiro dia de testes em Barcelona e deteve o segundo tempo ao final dos dia, atrás de Sebastian Vettel. A Red Bull que testa uma versão atualizada de seu motor figurou em quinto com Daniel Ricciardo, amanhã é a vez do mais jovem vencedor de um GP de Fórmula 1 fazer seu teste.

Incorreção no uso do volante por Rosberg foi um dos fatores que conduziu ao toque entre os pilotos da Mercedes
AS EQUIPES E OS DESTAQUES DO DIA
WILLIAMS
Quem chamou muita atenção no começo do primeiro dia de testes foi a atual quarta potência do campeonato: a Williams. Talvez já se preparando para o próximo ano, a equipe contou com o jovem piloto britânico Alex Lynn para iniciar seus testes e utilizou aparatos no mínimo curiosos em suas asas. Suspeita-se que o time esteja buscando um melhor entendimento do maior downforce sobre seus carros.

MCLAREN
Jenson Button utilizou pneus supermacios e cravou o melhor tempo na primeira parte do dia e finalizou o dia em terceiro com esse mesmo tempo. O composto supermacio não estava disponível na corrida de domingo, devido ao alto desgaste que a pista proporciona. Isso, no entanto, não deixa de demonstrar o perceptível avanço que o motor Honda tem obtido, principalmente em comparação ao ano passado. A equipe, porém, não traz grandes atualizações em seu motor para os testes, pois planeja, assim como a RBR, levar suas novidades para o GP do Canadá. Existe ainda uma eventual possibilidade de mudança de motor para o próximo GP devido ao abandono de Alonso no último Grande Prêmio.
FERRARI
A escuderia do cavalinho rampante conseguiu cravar o melhor tempo do dia com Vettel, que foi mais rápido do que seu próprio tempo na classificação de sábado. Vale ressaltar que Nico Rosberg focou seus testes em stints longos e que Vettel buscou manter ritmo de classificação, para tentar corrigir a defasagem que prejudicou diretamente a briga contra a RBR no domingo, quando as duas Ferrari largaram atrás das Red Bull.
GP DE MÔNACO e o Piloto da Semana
Acabamos de sair de um GP, estamos nos testes, mas o giro da F1 não para e tem muita gente preocupada e ansiosa pelo GP de Mônaco. Afinal teremos a novidade dos pneus ultramacios, que, de longe, foi o mais selecionado pelos pilotos. Resta-nos aguardar e ver quanto de ganho e de desgaste esse pneu vai representar. Também no ritmo do GP de Mônaco, o jovem Max Verstappen, mais recente e mais jovem vencedor de um GP de Fórmula 1, diz que seu foco inicial está em “ficar longe dos muros”. Vale lembrar que no ano passado o piloto sofreu pesadíssimas críticas nesse GP, pois passou reto e bateu fortíssimo contra o muro, naquele tempo sua idade e inexperiência foram extremamente questionadas. Será que agora ele se sai melhor?

Veja as escolhas de pneus por piloto:

Veja abaixo os tempos marcados ao final do dia.

Continue acompanhando conosco os testes, amanhã tem mais e tem brasileiro na pista: Felipe Massa. O outro brasileiro, Felipe Nasr não participará dos testes, já que a Sauber, que passa por terrível crise financeira não tem nenhuma novidade para testar.