
© Lotus/LAT – 17/03/2013
O homem de gelo voltou. E o homem de aço também. Numa corrida que parecia ser tranquila para a Red Bull, o talento e estratégia de Raikkonen e Alonso fizeram o GP da Austrália ter um desfecho diferente.
Raikkonen venceu a primeira corrida do ano e conquistou a segunda vitória desde o retorno dele à F1 no ano passado. Com ritmo de corrida incrível, mostrou que a Lotus pode dar trabalho aos grandes em 2013.
Alonso tentou se aproximar de Raikkonen, mas não conseguiu. Porém, chegou à frente do principal rival na briga pelo título: Vettel. O alemão não converteu o favoritismo em vitória e chegou apenas em terceiro numa corrida na qual a Red Bull foi cautelosa demais na estratégia e pagou caro por isso.
Felipe Massa chegou logo atrás deles, na 4ª posição – perdendo a chance de subir ao pódio na estratégia da Ferrari.
Resultado completo Classificação F1 2013 Ranking Estatísticas

© Red Bull/Getty – 17/03/2013
Largada
Sebastian Vettel manteve a liderança na largada, mas Mark Webber largou mal e caiu para a 7ª posição.
Já a dupla da Ferrari largou bem. Felipe Massa pulou para a 2ª posição e Fernando Alonso subiu para 4º.
Quem também ganhou espaço no início da prova foi Kimi Raikkonen. O finlandês da Lotus ultrapassou a dupla da Mercedes, deixando Lewis Hamilton em 5º.
Corrida
Os pneus super macios duraram menos de 10 voltas e a primeira rodada de pit stops começou cedo para colocar o composto médio. O trio de líderes Vettel, Massa e Alonso voltou para a pista entre
Adrian Sutil, Sergio Pérez e Pastor Maldonado, que haviam largado com os pneus médios.
Maldonado acabou escapando da pista para evitar o toque com Alonso quando o espanhol saiu dos boxes e caiu para 17º, arruinando a estratégia planejada pela Williams.
Dos pilotos que haviam largado com pneus médios, quem exerceu maior resistência foi Sutil, já que Pérez foi ultrapassado facilmente pelos líderes.
Enquanto isso, a Mercedes conseguiu poupar bastante os pneus, diferente do ano passado. O time alemão foi o que resistiu mais voltas com o composto super macio da Pirelli.
O pneu super macio de Rosberg durou 16 voltas, contra 15 de Hamilton, 12 de Alonso, 10 de Massa e 9 de Vettel.

© Lotus/LAT – 17/03/2013
Quando as Mercedes pararam, Sutil assumiu a liderança da corrida porque havia largado com os pneus médios e não tinha precisado parar ainda. Vettel não conseguiu se aproximar o suficiente para ultrapassar o piloto da Force India. Por isso, a briga mais emocionante ficou entre Vettel, Massa e Alonso.
O espanhol abriu a segunda rodada de pit stops entre os líderes, sendo seguido por Vettel e Sutil na volta seguinte. A estratégia deu certo e Alonso retornou à frente de Vettel.
Já Massa ficou duas voltas a mais na pista, também perdeu a posição para Alonso e não conseguiu ganhar de Vettel e Sutil.
Alonso ficou atrás apenas de Hamilton e Raikkonen, que ainda não tinham feito a segunda parada. O espanhol ultrapassou Hamilton, mas ainda ficou bem distante da Lotus. Já Massa enfrentou dificuldades para ganhar a posição de Sutil e acabou se distanciando dos líderes.
O brasileiro, no entanto, conseguiu ficar à frente de Raikkonen quando o finlandês realizou o segundo pit stop na volta 35. Duas voltas depois, Massa foi o primeiro piloto do pelotão de frente a fazer a terceira parada.
Na volta seguinte, a Red Bull mandou Vettel para os boxes também e o alemão conseguiu voltar à frente de Massa. Porém, nenhum dos dois recuperou a posição de Alonso. O espanhol voltou à frente após a terceira parada, mas não conseguiu ganhar o lugar de Raikkonen, que foi para uma estratégia diferente.
Mesma estratégia que Hamilton tentava fazer, mas os pneus não mantiveram o mesmo desempenho do início da corrida. O piloto da Mercedes acabou sendo ultrapassado por Vettel e Massa.
O baixo desempenho dos pneus médios da Mercedes obrigou a equipe a trocar a estratégia de Hamilton. O britânico parou pela terceira vez faltando 15 voltas para o final da corrida.
Enquanto isso, na ponta, a briga ficou entre Raikkonen e Alonso. O finlandês abriu sete segundos de vantagem faltando 10 voltas para o final da prova e manteve bom ritmo mesmo com pneu cinco voltas mais velho do que Alonso.
Resultado – GP da Austrália 2013
| Pos | No | Piloto | Equipe | Tempo | V | VL | Grid | Pts |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 7 | Kimi Raikkonen |
Lotus |
01:30:03.225 | 58 |
27 |
7 |
25 |
| 2 | 3 | Fernando Alonso |
Ferrari |
+12.451 | 58 |
6 |
5 |
18 |
| 3 | 1 | Sebastian Vettel |
Red Bull |
+22.346 | 58 |
6 |
1 |
15 |
| 4 | 4 | Felipe Massa |
Ferrari |
+33.577 | 58 |
3 |
4 |
12 |
| 5 | 10 | Lewis Hamilton |
Mercedes |
+45.561 | 58 |
4 |
3 |
10 |
| 6 | 2 | Mark Webber |
Red Bull |
+46.800 | 58 |
0 |
2 |
8 |
| 7 | 15 | Adrian Sutil |
Force India |
+1:05.068 | 58 |
11 |
12 |
6 |
| 8 | 14 | Paul di Resta |
Force India |
+1:08.449 | 58 |
0 |
9 |
4 |
| 9 | 5 | Jenson Button |
McLaren |
+1:21.630 | 58 |
0 |
10 |
2 |
| 10 | 8 | Romain Grosjean |
Lotus |
+1:22.759 | 58 |
0 |
8 |
1 |
| 11 | 6 | Sergio Pérez |
McLaren |
+1:23.367 | 58 |
0 |
15 |
0 |
| 12 | 18 | Jean-Eric Vergne |
Toro Rosso |
+1:23.857 | 58 |
0 |
13 |
0 |
| 13 | 12 | Esteban Gutierrez |
Sauber |
+1 volta | 57 |
0 |
18 |
0 |
| 14 | 17 | Valtteri Bottas |
Williams |
+1 volta | 57 |
0 |
16 |
0 |
| 15 | 22 | Jules Bianchi |
Marussia |
+1 volta | 57 |
0 |
19 |
0 |
| 16 | 20 | Charles Pic |
Caterham |
+2 voltas | 56 |
0 |
22 |
0 |
| 17 | 23 | Max Chilton |
Marussia |
+2 voltas | 56 |
0 |
20 |
0 |
| 18 | 21 | Giedo van der Garde |
Caterham |
+2 voltas | 56 |
0 |
21 |
0 |
| NC | 19 | Daniel Ricciardo |
Toro Rosso |
Escapamento | 39 |
0 |
14 |
0 |
| NC | 9 | Nico Rosberg |
Mercedes |
Eletrônica | 26 |
1 |
6 |
0 |
| NC | 16 | Pastor Maldonado |
Williams |
Rodada | 24 |
0 |
17 |
0 |
| NL | 11 | Nico Hülkenberg |
Sauber |
Combustível | 0 |
0 |
11 |
0 |
V=Voltas; VL=Voltas como líder



@duduap (Dudu-AP) - disse em 17 de março de 2013 - 4:32
Ice Man… Quem diria, né? rsrs
@marceloprussiano (Marcelo Prussiano / RS) - disse em 17 de março de 2013 - 4:40
@duduap nem mãe Dina adivinharia
@flaviosaneto (Flávio de Sá Neto) - disse em 17 de março de 2013 - 11:57
@marceloprussiano Não mesmo….. hehehehe
@cristianoramires (Cristiano Ramires) - disse em 17 de março de 2013 - 15:54
@marceloprussiano Eu Acertei .
@diegofernandopires (Diego-Fernando-Pires) - disse em 17 de março de 2013 - 16:19
@cristianoramires @marceloprussiano eu acertei,
pra começar eu acertei os quatros primeiros. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.. dei sorte.
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 9:45
@duduap pois é rapaz quem diria né , mas foi boa a corrida se a temporada for assim vai ser emocionante a briga pelo título
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:41
@duduap. Excelente grata surpresa.
@eliandro (eliandro) - disse em 17 de março de 2013 - 14:38
@duduap
Mandou bem. Maclarem e Williams foram muito mal
@alessandrosilvapinheiro (alessandro) - disse em 18 de março de 2013 - 9:05
@eliandro @duduap duas force india no top 10
@hakodesh (H2O||Eduardo) - disse em 18 de março de 2013 - 18:39
@alessandrosilvapinheiro E na frente das duas McLarens e de uma Lotus. Muito bom!
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:09
@duduap
@duduap (Dudu-AP) - disse em 19 de março de 2013 - 10:49
@altamir, faço minhas as suas palavras, rsrs
@erivaldonin (Erivaldo) - disse em 17 de março de 2013 - 4:32
Boa corrida.
grande vitória de Raikonein. grande surpresa.
òtima reestreia de Sútil
é ilusão achar que o MASSA vai conseguir alguma coisa enquanto tiver na ferrari.
Ferrari é Alonso e só.
Mclaren, que decepção.
@marceloprussiano (Marcelo Prussiano / RS) - disse em 17 de março de 2013 - 4:38
@erivaldonin concordo contigo, Ferrari é Alonso e só…
@murilopena1 (Murilo Pena) - disse em 17 de março de 2013 - 4:52
@marceloprussiano Nojo da Ferrari, Santander mandou um recado para todos os brasileiros: esquece Felipe Massa na frente de Alonso. =(
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 4:58
@erivaldonin Massa pode tá na melhor forma e momento dele, mas enquanto o nome Alonso estiver ali na Ferrari, realmente é ilusão esperar algo dele. No máximo um vice de novo.
@walter (Walter Alonso) - disse em 17 de março de 2013 - 10:10
@erivaldonin ALONSO e o piloto preferido da Ferrari massa ta iludido em pensa em campeonato é melhor ele pensa em ajudar o alonso desde de já e ganha créditos na Ferrari…
@erivaldonin (Erivaldo) - disse em 17 de março de 2013 - 10:13
@walter
concordo
@walter (Walter Alonso) - disse em 17 de março de 2013 - 10:20
@erivaldonin acabei de comentar abaixo se MASSA ajudar o alonso a ganha o campeonato quem sabe a Ferrari não renova o contrato dele no fim do ano mas tenho certeza que nas próximas corridas o massa já vai pensa dessa forma..
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:29
@walter primeiro que ele vai fazer o que a ferrari mandar e se ele obedecer vão renovar ate ele continuar favorecendo o Alonso
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 8:37
@walter @mike @torres @murilopena1 @erivaldonin Pessoal, essa é a realidade da Ferrari desde o primeiro dia da dupla Alonso e Massa, É CONTRATUAL e como já disse, o Massa aceitou. É uma repetição do período Schumi x Barrichello. A Ferrari não deu e nem dará vez a qualquer piloto latino americano, isso tá no DNA em Maranelo. Sempre defendi que nenhum piloto brasileiro deveria passar na calçada da Ferrari, será considerado sombra, sempre! Nisso tudo tem o detalhe que Rubens e Massa fizeram a opção pelo $$$ no lugar de título.
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:43
@erivaldonin. Foi de lascar o toco esta da Ferrari. só nos mostra que em qualquer situação do campeonato, Massa nunca terá chance. Se na primeira corrida as coisas já estão desse jeito, imagina depois!!!!!!
@vinirbarcelos (Vinícius Ramos Barcelos) - disse em 17 de março de 2013 - 13:04
@erivaldonin fiquei indignado
@tiradojr (Antonio Carlos) - disse em 17 de março de 2013 - 14:07
@erivaldonin Na minha opinião, o Massa tinha que partir para uma estratégia diferente do Alonso. Se este faz 3 paradas, o Massa deveria ao menos tentar uma corrida fazendo 2 paradas, e vice-versa. Senão, ele sempre vai estar correndo sob a sombra do Alonso, de novo.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 8:29
@tiradojr Quem define a estratégia é a EQUIPE e não mais o piloto. Tudo mudou!
@warllen (WARLLEN) - disse em 18 de março de 2013 - 9:17
Só acho isso uma sacanagem, da é disgosto de assistir F1.
@aderbsm (Mauro BREDA) - disse em 18 de março de 2013 - 6:31
@erivaldonin Não a nada a fazer , sempre será colocado em segundo plano…vou secar a Ferrari, que esse Espanhol, se dane. Claro que o quarto lugar de Massa foi obra da Ferrari, o cara podería ter chegado pelo menos em segundo.
@hakodesh (H2O||Eduardo) - disse em 18 de março de 2013 - 18:40
@erivaldonin Infelizmente, depois de ontem, tenho que concordar com você! Agora eu tenho é de definir pra quem vou torcer. Acho que pro Iceman, he he!
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 18 de março de 2013 - 19:16
@erivaldonin @walter @torres @murilopena1 @warllen @hakodesh @vinirbarcelos @aderbsm @marceloprussiano. Pessoal, como foi muito bem postado pelo @moreirajunior: O Massa nunca terá vez na Ferrari. Infelizmente esta é única verdade. alguém pode até lembrar de 2008; mas neste ano o então primeiro piloto Raikkonen já não tinha chances de título, por este motivo o Massa chegou até o fim brigando. Em condições normais, em qualquer momento do campeonato esta será a situação do Brasileiro. @#$%&*:?
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:11
@erivaldonin
@leoxrr8 (Leonardo Imolesi) - disse em 17 de março de 2013 - 4:32
Raikkonen, de onde voce veio ? hahaha belo inicio de temporada, quero ver quem apostou nele no bolão
@iantino (iantino) - disse em 17 de março de 2013 - 12:45
@walter @leoxrr8 Parece que teremos uma boa temporada com essa vitória de Raikkonen. Mais uma equipe entrando na briga por vitórias. Sempre neste inicio de temporada fico na torcida por Massa diante de Alonso, mas cada ani que passa vemos que ílusão mesmo. Boa Corrida!
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:13
@leoxrr8
@arthurvinicius (Arthur Vinicius) - disse em 17 de março de 2013 - 4:33
Bem feito para o Choronso!!! E de quebra ainda chegou em segundo, me dando 10 pontinhos a mais no bolão.
Agora é esperar Felipe Massa dar uma surra nele na Malásia, isto é, se a Ferrari deixar…
Parabéns, Raikkonen.
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:14
@arthurvinicius
@italo17 (Ítalo Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 4:33
Lotus com um ritmo de corrida impecável! Deve ter assustado muito os rivais.
Raikkonem, grande corrida. Perfeito.
Alonso e Ferrari promete muito esse ano. Massa é outro piloto, totalmente renovado, deve frequentar o pódio com mais regularidade essa temporada, mas bater Alonso é outra história..
Red Bull.. Red Bull.. Dominou a classificação, aí chega na corrida e me vem com esse ritmo? Faça me o favor.. Newey, vá trabalhar rapaz!
@arthurvinicius (Arthur Vinicius) - disse em 17 de março de 2013 - 4:35
@italo17
Ele só não bateu o Alonso porque a Ferrari fez jogo sujo outra vez.
@limaf1 (limaf1) - disse em 17 de março de 2013 - 4:52
@arthurvinicius concordo , fico na cara a pilantragem deles….
@iantino (iantino) - disse em 17 de março de 2013 - 12:47
@limaf1 Todo ano sempre a mesma história. Uma pena.
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 5:01
@arthurvinicius Que jogo sujo a Ferrari fez? Alonso antecipou a parada dele e deu sorte de sair na frente do Sutil e do Vettel. O Massa mesmo falou que era muito cedo pra eles pararem, como fez o Alonso. Erro de estratégia, acontece.
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 5:05
@andrewwallace voce acha mesmo que o Massa ia falar : é eles fizeram estratégia pra ajudar o Alonso …
Lógico que não né . ele fez o politicamente correto, mas foi visivel pô
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 5:08
@lspicchi Cara, nesse caso, dou uma de ingênuo e acredito no Massa. Quando a Ferrari faz alguma coisa, ela faz pra todo mundo ver, então… sei lá. Enfim, como disseram, é ilusão esperar algo do Massa com o Alonso ali na Ferrari. No minimo, um vice pra ele tá de bom tamanho.
@iantino (iantino) - disse em 17 de março de 2013 - 12:51
@lspicchi Infelizmente toda corrrida uma história diferente com o mesmo final. Massa na frente do Alonso, só se o espanhol tiver algum problema.
@vinirbarcelos (Vinícius Ramos Barcelos) - disse em 17 de março de 2013 - 13:05
@andrewwallace vc sabe muito bem que a ferrari sacrificou o felipe pro alonso ficar na frente do vettel, isso é inegavel
@espectrovermelho (Francesco Rossi) - disse em 17 de março de 2013 - 17:02
@andrewwallace
Concordo com você.
Uma volta antes do Alonso fazer sua segunda parada, ele fez um tempo excelente. Sutil voltou do box à frente de Alonso, e este partiu para cima, antes que o pneu da Force India aquecesse.
Massa teve a mesma oportunidade, mas não conseguiu tirar proveito assim que liderou. Nessa segunda parada, a troca de Massa foi mais rápida que Alonso.
Temos que parar de pensar que tudo é falcatrua. Dos dois pilotos, um deles é melhor que outro. Quem será?
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 17 de março de 2013 - 14:10
@arthurvinicius @iantino @italo17 @vinirbarcelos @ispicchi Essa música toca desde a primeira corrida da Ferrari com Alonso e Massa, não vai mudar, salvo um acidente de percurso do espanhol. Falamos sempre nisso, todo ano é a mesma coisa, força até de centrato e se Massa quiser ser campeão, tem que sair da Ferrari. Ano que vem abre vaga na RBR e talvez na Lotus. Mas para mudar Massa tem que querer e ele parece hipnotizado pela cor vermelha. Uma pena para nós torcedores que tinhamos pilotos campeões e agora só temos 1 acomodado com o status de correr pela Ferrari.
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 16:17
@moreirajunior mas acho que esse ano , por mais que a situação esteja igual dentro da ferrari , o Massa ta mais aguerrido , vide aquela forçada pra não deixar o Alonso Passar … Ano passado ele deixaria tranquilamente . vamos ver , eu torço para que ele de uma pressãozinha no Alonso
@valm (Valmir) - disse em 17 de março de 2013 - 21:08
Se eu fosse o Massa, obedeceria as ordens de equipe até uns 70, 80% do campeonato, mas na hora H, no final do campeonato, entornava o caldo,nao obedecia mais,mandava maranelo as favas e ajudava sim, a RBR ou a lotus e arrumava uma vaga em uma das duas onde teria apoio para mostrar o seu talento equem sabe, recuperar a honra e até um campeonato. Até lá já estará com os bolsos cheios mesmo.
@walter (Walter Alonso) - disse em 17 de março de 2013 - 10:15
@italo17 com essa Ferrari voando baixo o ALONSO vai dar trabalho esse ano já ta na hora da Ferrari chegar no massa e manda ele sossegar e pensa em ajudar o alonso daqui pra frente com isso ele pode ate ganha uma renovação de contrato no fim do ano …
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 17 de março de 2013 - 14:11
@walter e vai continuar fazendo sombra pro espanhol. Precisamos colocar bons pilotos no grid e longe da Ferrari.
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:44
@italo17. Deste jeito Alonso/Ferrari sempre se sairão bem.
@smilebraces (Roberto) - disse em 17 de março de 2013 - 23:26
Pois é @italo17 , e vc viu como o Massa saiu abalado da corrida, comentando o erro de estratégia que o fez perder a posição pro Alonso e outros, quando a equipe demorou pra chamá-lo pra trocar pneus? Desse jeito não vai ter moral e garra que sobreviva, aliás acho que o nosso compatriota já nem fará nada na Malásia ;-(
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:15
@italo17
@leoxrr8 (Leonardo Imolesi) - disse em 17 de março de 2013 - 4:34
Newey ? RB9 mandou lembranças….
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:16
@leoxrr8
@paulolikoski (Paulo) - disse em 17 de março de 2013 - 4:35
Sim, Raikkonen. Grande corrida!
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 17 de março de 2013 - 4:35
Corridaço do Iceman…parece que as RBR não estão sobrando, ainda bem…Gostei também do Massa e da estréia do Hamilton na Mercedes.
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:45
@klingon001. Boa estréia do Hamilton, só não entendi o pq do grande desgaste dos pneus médios no segundo estint.
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 17 de março de 2013 - 11:04
@mike foi estranho, se este jogo tivesse o rendimento do terceiro ele talvez nem tivesse feito outra parada…
@iantino (iantino) - disse em 17 de março de 2013 - 12:52
@klingon001 E ainda falta vermos com está o Rosberg. Sinal de uma corrida bem competitiva. Uma pena a Mc Laten.
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 17 de março de 2013 - 12:54
@iantino acho que o Rosberg, se não tivesse tido problemas chegava logo atrás do Hamilton, agora as Mclaren, que decepção.
@gusthavomoraes (Gusthavo Moraes) - disse em 17 de março de 2013 - 4:35
É inesperado! Parabéns Raikkonen… E a Ferrari já perdeu ponto comigo esse ano.
@italo17 (Ítalo Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 4:37
@gusthavomoraes Massa tinha ritmo inferior a do Alonso.
@almir123456789 (Almir) - disse em 17 de março de 2013 - 4:39
@italo17 Do mesmo jeito se trocassem se fosse o Alonso na frente do Massa no ínicio da corrida eu duvidooooooooo que a Ferrari dava prioridade ao Massa na parada,mais terão muitas corridas vou torcer muito pro Alonso quebrar ou coisa do tipo !
@braciakfloripa (Alexandre FB) - disse em 17 de março de 2013 - 4:50
@almir123456789 concordo.. Massa foi mais rápido o fds todo…
Mas a Ferrari sempre da uma “maosinha” pro Don Fernando
@italo17 (Ítalo Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 4:51
@almir123456789 Relaxe.. o Massa se manter esse ritmo, uma hora ele vence alguma corrida.
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:30
@italo17 é veradade
@iantino (iantino) - disse em 17 de março de 2013 - 12:53
@almir123456789 Massa na frente do Alonso, só assim. Quero estar errado.
@vinirbarcelos (Vinícius Ramos Barcelos) - disse em 17 de março de 2013 - 13:09
@almir123456789 eu tava torcendo ontem ja, na malasia escreve o que eu digo, vai quebra o cambio, raiva do alonso
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 17 de março de 2013 - 4:43
@gusthavomoraes o Massa acabou de assumir que se surpreendeu com a parada antecipada do Alonso e do Vetel…não crucifiquemos a Ferrari logo na primira corrida…
@gusthavomoraes (Gusthavo Moraes) - disse em 17 de março de 2013 - 4:50
@klingon001 Calma, calma aê. Postei isso logo que a corrida acabou. Não tenho culpa, foi o que e a maioria pensou. Agora pelo depoimento ficou claro, só espero que ele tenha dito a total verdade. :/
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:46
@gusthavomoraes. Acostume-se, esta situação se repetirá ao longo do ano. A Ferrari trabalha em prol do Alonso.
@alechande (Alexandre) - disse em 17 de março de 2013 - 12:46
@gusthavomoraes Realmente a ferrari beneficiou o Alonso, mas não se esqueçam que na primeira parada o Massa foi antes do Alonso para os boxes (quando os super macios ja tavam desgastando) e ali ele podia ter aumentado a diferença pro Alonso com pneus novinhos em folha mas não foi isso que aconteceu…
@almir123456789 (Almir) - disse em 17 de março de 2013 - 4:36
Vitória super inesperada do Raikkonen,a RBR não tem todo o domínio que achei pelo menos em corrida,Boa corrida do Massa com a Ferrari dando uma ajudinha ali pro Alonso na estratégia,mais um início bem melhor do que 2012.
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 9:49
@almir123456789 se continuara ssim nas corridas a verdade é
RBR: carro de qualificação
lotus: carro de corrida
ferrari : carro competitivo
@iantino (iantino) - disse em 17 de março de 2013 - 12:56
@torres E o que vc espera da Mercedes neste início de temporada ? Pra mim, entra nessa briga aí.
@marceloprussiano (Marcelo Prussiano / RS) - disse em 17 de março de 2013 - 4:37
Excelente Corrida!!
Kimi tá na briga pessoal, a Lotus veio com tudo, vai ser um ano MARAVILHOSO para F1
@italo17 (Ítalo Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 4:40
@marceloprussiano Esse ano promete muito!
@jeferson33 (jeferson33) - disse em 17 de março de 2013 - 4:41
20 pontos no bolão,para quem apostou antes dos treinos,fui bem,vamos ver.
@erivaldonin (Erivaldo) - disse em 17 de março de 2013 - 4:43
16 pontos no bolão,comecei bem,rsrs
parabéns @paulo23
pela vitória
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 5:32
@erivaldonin Meu eu apostei muito no Sultil e sabia que a Maclaren não estava boa! Espero que eu tenha a mesma sorte a semana que bem! Obrigado!
@italo17 (Ítalo Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 4:45
Para os desinformados, não teve nada de armação da Ferrari.
Massa deu entrevista, falou que foi estratégia do Alonso. Pegou ele de surpresa..
@murilopena1 (Murilo Pena) - disse em 17 de março de 2013 - 4:54
@italo17 Politica.
@arthurvinicius (Arthur Vinicius) - disse em 17 de março de 2013 - 10:30
@murilopena1
Politica [2]
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:49
@italo17. VC acha que no início da temporada o Massa de cara vai demostrar algum descontentamento com a Equipe?
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 17 de março de 2013 - 11:08
@italo17 concordo com vc, também acho que não houve armação nenhuma, apenas o Alonso teve uma estratégia melhor de parada.Ele lê a corrida como ninguém…
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 12:27
@klingon001, @italo17. Pessoal vejam só!!!!!! A Ferrari sempre teve a seguinte estratégia e postura: O carro que estivesse a frente sempre pararia primeiro, pois em tese conseguiria ganhar as posições necessárias nos boxes, voltando a pista com compostos novos e tempos melhores. PQ hoje foi diferente? PQ o Massa teve que ficar mais duas ou três voltas na pista e não parar logo em seguida, para assim diminuir a desvantagem criada pela equipe no braço, uma vez que Ele estava mais rápido que o Alonso? Se vcs observarem na primeira parada o Massa estava a frente par ou primeiro e voltou a frente do Alonso. será que foi estratégias diferentes? ou privilégio da Ferrari para Alonso, pois o Massa teria condições de supera-lo na pista?
@fernandoyang (Fernando Vieira) - disse em 17 de março de 2013 - 13:03
@italo17 Politica [3]
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 4:45
Que corrida ! Boa Ice Man … Corrida impecável . assim como a do Sutil estava sendo ( aliás , olho nele e na Force India ).
O que falar da Ferrari né . Massa foi politicamente correto , mas todos sabemos que foi uma puxada de tapete da ferrari , É deprimente ,,,
De alentador podemos ressaltar que Massa é outro piloto , aguerrido , rápido e alias , mandou muito naquela fechada na primeira volta no alonso . Manteve um bom ritmo .. Torcida pra ele !
E a Mercedes parece que está com o mesmo problema , início animador , mas no final …
Ah e opinião pessoal , não sei quanto a vocês, mas esses pneus da pirelli são ridiculos … soltando muita borracha de novo coisa que no ano passado tinha melhora … em suma … não gostei
Agora é esperar proxima semana … Ansioso ! hehehehe
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 17 de março de 2013 - 4:49
Ferrari e Lotus estão bem ! Newey e Vettel terão que trabalhar esse ano..
@italo17 (Ítalo Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 4:53
@marceloandrade Vettel pole.
Aí os ‘fanboys’: Nossa, RBR tá voando. Já era o campeonato. Que foguete. Em Cingapura ele já fatura o título. Melhor carro disparado do Grid. Vettel gênio.
É.. eu vi isso hoje.
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 5:24
@italo17 Exageros podem acontecer , mas quando voce ve no treino o cara colocando quase meio segundo no companheiro de equioe e 7 decimos no terceiro colocado tranquilamente é de se pensar o que ??
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 17 de março de 2013 - 12:59
@italo17 foi bem legal as surpresas nesse GP, mas a realidade de forças ainda esta por vir.
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 17 de março de 2013 - 4:51
Sutil Espetacular !! Grande Corrida, se não fosse os pneus de Farinha da Pirelli teria chegado bem.
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 5:06
@marceloandrade Se os pneus tivessem ajudado, creio que certamente poderia ter chegado, no minímo, em terceiro. Seria espetacular…
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:32
@andrewwallace vai ser interessante essas combinações de pneus
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 5:25
@marceloandrade também não entendi esses pneus podres da Pirelli … Tá uma grande porcaria isso ai .
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:32
@lspicchi vais er chato essa degradação desses pneus
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 17 de março de 2013 - 12:58
@lspicchi a pista nem tava quente e os pneus soltavam pedaços. aff….
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:51
@marceloandrade. Excepicional o desempenho da Force India com os pneus médios. Sutil é muito bom.
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 17 de março de 2013 - 12:57
@mike nem acredito que deixaram o Sutil fora por 1 ano, e monte de piloto porcaria na F-1 enquanto isso.
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 18 de março de 2013 - 19:06
@marceloandrade. Realmente não da pra acreditar. O Paul di Resta vai comer poeira.
@fernandoyang (Fernando Vieira) - disse em 17 de março de 2013 - 13:11
@marceloandrade Sutil foi realmente surpreendente.
Acho q nem ele entendeu a degradação dos pneus macio na troca final.
O ritmo dele despencou, não fosse isso talvez chegasse mesmo em 3º.
Mas pra quem não esperava, essa foi uma ótima surpresa.
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 18 de março de 2013 - 0:30
@fernandoyang certeza.
@vinirbarcelos (Vinícius Ramos Barcelos) - disse em 17 de março de 2013 - 13:14
@marceloandrade se os pneus fossem melhores todo mundo ia ser ajudado
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 18 de março de 2013 - 0:31
@vinirbarcelos o macio era muuuuuito ruim.
@rafarhoads (Rafael) - disse em 17 de março de 2013 - 4:55
O Massa de 2008 está de volta, e advinhem só: ele é ( bem ) mais rápido que o espanhol chorão, que tava peidando pra tentar algo, fazer o que? guiando bem, ele consegue vafga ano que vem numa boa equipe. A corrida foi fantástica, ação o tempo todo, muita gente surpreeendendo, particularmente Raikkonen , Sutil, Hamilton, e as mclaens que decepcionaram. Pena que o Kimi não soltou nenhuma pérola dessa vez haha. Mas ainda sim,a ferrari fez td mundo brochar de uma certa forma
@ricardomarcelo (ricardo) - disse em 17 de março de 2013 - 5:31
nao vejo por que hamilton , decepcionou se voce prestou atencao na corrida quando massa, alonso e o himi passou o hamilton, os caras abrirao vantagem logo de cara.
quando esses pilotos parao para fazer, a troca de pneus o carro nao tinha rendimento para abrir vantagem, quando voltarao passarao , ele facilmente sem falar que ele ia fazer duas parada, nao deu certo .
nao e por que torco para hamilton, mas a corrida foi boa com um carro limitado
@rafarhoads (Rafael) - disse em 17 de março de 2013 - 12:25
@ricardomarcelo eu disse que a decepção foi a Mc Laren, eu elogiei Kimi Sutil e Hamilton dizendo que eles surpreenderam, depois disse que as mclaren decepcionaram
@ricardomarcelo (ricardo) - disse em 17 de março de 2013 - 21:48
@rafarhoads bl !
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 4:56
Uma boa corrida pra começar o campeonato. Acho que não foi surpresa o Kimi e a Lotus ganharem a corrida, desde a pré-temporada mostraram um carro equilibrado, mesmo com alguns problemas apresentados, que ao que parece já foi superado. Red Bull boa de classificação, mas não tão boa em ritmo de corrida. Ferrari’s muito fortes, e se o carro já começou bem, Alonso leva esse campeonato. Mercedes, leviana… sim, leviana. McLaren pura decepção, mas agora é correr atrás do prejuízo e não demorar muito a se recuperar no campeonato. E Sutil, que corrida… torci muito pra que ele chegasse ao pódio, mas o último jogo de pneus, que teoricamente deveria ser mais rápido, não ajudou muito. Ao menos terminou na frente do Di Resta.
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 17 de março de 2013 - 11:12
@andrewwallace porque leviana a Mercedes ?
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 13:26
@klingon001 Ah cara, pelo o que ela apresentou na pré-temporada, pensei que ela fosse chegar ao menos em segundo. Com tantas mudanças em sua estrutura técnica e inovações tecnológicas (no caso da suspensão ativa) confesso que esperava mais dela. O talento do Hamilton é inegável, então só acho que com esse talento e as inovações do carro, a equipe poderia ter chegado mais a frente sim. Talvez seja como um grande amigo meu diz: “cavalo paraguaio sai na frente”. Vejamos se é isso mesmo no próximo gp.
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 17 de março de 2013 - 16:42
@andrewwallace vamos aguardar a Malasia, já vai dar´pra ter uma base de comparação maior…
@ricardomarcelo (ricardo) - disse em 17 de março de 2013 - 22:00
@andrewwallace mercedes tinha obrigacao de te mostrado um desempenho melhor, sim pelo de comecado trabalhar no carro , w04 no meio do campeonato.
mas esse corpo tecnico, uma parte comecou trabalhar esse ano.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 11:40
@ricardomarcelo @klingon001 @andrewwallace Parece que a Mercedes vai precisar de quilometragem para deixar o carro competitivo. A Ferrari, RBR e Lotus se mostraram bem superiores e Hamilton e Rosberg vão ter que ralar demais até voltarem as disputas pela ponta. Vão ficar, por enquanto, por ali, do 5º em diante. Realmente a equipe tá devendo, mas faz parte da evolução, que sem dúvida, virá.
@klingon001 (Luiz Lepore) - disse em 18 de março de 2013 - 13:18
@moreirajunior ,Torço pelo Hamilton, mas também acho que vai demorar um tempinho até a Mercedes chegar a ter um ritmo de corrida igual as ponteiras…vão brigar por 5º lugar, pódio será vitória.
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 4:56
Hey aí
Eu fiz uma grande corrida. Gringo limpou a galera, espero
Aqui vai:
- Acertei no Kimi, e na sua volta mais rápida.
- Acertei ainda mais 3 posições correctas (7º Sutil, 9º Button e 10º Grojsean)
Pelas minhas contas arrecadei 60 pontos, mas não tenho a certeza porque sou novato no Bolão.
Espero ganhar o meu 1º boné
Ah, todos os nomes que apostei estão nos 10 primeiros
@erivaldonin (Erivaldo) - disse em 17 de março de 2013 - 5:13
@pauloabrantes
Ficou em 3º, quase leva,parabéns
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:16
@erivaldonin Sim vi na classificação hà pouquinho.
Subi no podium, foi muito bom
Parabéns ao paulo23, diegofernandopires. Grandes vencedores!
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 5:24
@pauloabrantes Falei que o Alonso e o Adrian não iam me decepicionar
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:30
@paulo23
@diegofernandopires (Diego-Fernando-Pires) - disse em 17 de março de 2013 - 15:18
@pauloabrantes Valeu ai. Parabéns a vc tmb,Vejo que vc é novato ai no Bolão. eu também sou. eu apenas participei de quatro corridas no Bolão na reta final da temporada do ano passado. Pra tirar boas pontuação temos que ser bem observadores. presta atenção nos autos e baixos de cada equipe e piloto.
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:53
@pauloabrantes. Parabéns, mesmo tend informações que a Lotus estaria muito forte em Long Runs, não acreditei que dariam este pulo.
@alessandrosilvapinheiro (alessandro) - disse em 18 de março de 2013 - 14:02
@pauloabrantes Dom Alonso acabou com minhas chanses de me dar bem
fazer o que, ate a proxima, o bicho vai pegar
@limaf1 (limaf1) - disse em 17 de março de 2013 - 4:56
Boa corrida, foi muito bom ver o Kimi ganhar com a Lotus de novo, agora aquela entrevista do Massa dizendo que fico na pista duas voltas a mais que os outros é conversa pra boi ir dormi, rsrsrsrsrs…..Até parece Ferrari armo pra ele de novo, acho que chegaria fácil na frente do Alonso, mais blz, sempre assim por lá mesmo, bom 23 pontos no bolão….
@marceloprussiano (Marcelo Prussiano / RS) - disse em 17 de março de 2013 - 5:02
@limaf1 eu fiz 33 pontos
tá bom dimais pra mim que apostei na vitória do Vettel, tô na disputa
@limaf1 (limaf1) - disse em 17 de março de 2013 - 5:07
@marceloprussiano foi bem em, rsrsrs
Vamos pra proxima agora.
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 9:52
@limaf1 fiiz 42 points começei bem né
@diegofernandopires (Diego-Fernando-Pires) - disse em 17 de março de 2013 - 16:02
@torres é uma média muito boa. se vc fazer sempre essa pontuação vc vai esta brigando pela ponta. mais o bolão ´tem seus altos e baixos. Boa sorte a vc ai . Parabens.
@marceloandrade (Marcelo Andrade) - disse em 18 de março de 2013 - 0:32
@marceloprussiano comecei mal como sempre, mas costuma terminar bem. Vamos ver o que acontece no resto do ano. Fiz 27… que Lixo !!
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 5:11
@limaf1 Marquei 23 tbm… Vou ficar de olho em ti nas próximas corridas hahaha
@limaf1 (limaf1) - disse em 17 de março de 2013 - 5:18
@andrewwallace rsrs, empatamos então em, rsrs
@alechande (Alexandre) - disse em 17 de março de 2013 - 12:54
@limaf1 tava indo tudo certinho até o Alonso passa td mundo nos boxes :/ … fiz só 26 mais vamos em frente
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:08
Tinha deixado ontem nos comentários que a Lotus ir estar bem nesta corrida.
Uma surpresa agradável foi a Force India, este ano vai mostrar que merece ir ao podium e vai ser a melhor das equipas de 2º plano.
McLaren e Sauber…blufff…
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 5:14
@pauloabrantes A McLaren tem um historico de sempre se recuperar ao longo do campeonato (vide a parte final do campeonato passado onde tinha o melhor carro). Agora, é torcer para que eles não se recuperem tardiamente, e que ao menos possam lutar pelo campeonato de construtores (vai ser difícil, pois Ferrari, Red Bull e Lotus estão muito bem).
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:30
@andrewwallace
@ricardomarcelo (ricardo) - disse em 17 de março de 2013 - 5:09
infelizmente a mercedes so tem carro, para brigar pelo 5 lugar!
o problema de pnues, continua a estrategia era duas para, mas a segunda para consumiu muito pneus.
so que o carro nao tinha ritmo muito lento, sem falar no problema
do nico.
a mercedes melhorou pouca coisa, em relacao ao carro do ano passado.
e continua muito atras das rivais, quem fez a diferenca foi o hamilton.
espero como os dados adquirido nesta corrida, e com a velocidade do hamilton, consiga trabalhar esse carro.
mas foi boa corrida !
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 5:26
@ricardomarcelo Eu acho que o carro ta mais rápido , mas o problema do desgaste continua igual …
@ricardomarcelo (ricardo) - disse em 17 de março de 2013 - 5:46
o carro ta mais rapido que do ano passado hamilton .
tem potencial de sempre de ta brigando, pelos primeiro lugar na classificacao por ser um piloto veloz, mas o carro e muito fraco, perdeu muito rendimento em corrida.
@mike (Michael Barbosa Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 10:55
@ricardomarcelo. se vc for observar, até que o desempenho ada Mercedes não foi tão ruim. Só não entendi o que aconteceu com os pneus médios, que teoricamente teriam que durar mais que os super macios.
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 5:21
Eu falei do Adrian Sutil, eu falei. Meu bolão foi muito ruim, apenas acertei Alonso e Adrian.
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:27
@paulo23 Mas na classificação você é o cencedor
http://www.corridadeformula1.com/classificacao-do-bolao/
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:29
@pauloabrantes VENCEDOR, e não “cencedor”.
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 5:43
@pauloabrantes Desculpa o meu erro também, acertei Button, Hamilton, Massa e Roman
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:46
@paulo23
Os Paulos a dominar a 1ª corrida do ano
Quase mil apostadores??? Loucura mesmo..
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 5:47
@pauloabrantes Você é o terceiro man, os Paulo’s no comando da velocidade!!!
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:49
@paulo23
Vamos lá para a Malásia
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 5:48
@pauloabrantes Estou comemorando até agora!!! Muito feliz!!!
@pauloabrantes (Paulo Abrantes) - disse em 17 de março de 2013 - 5:51
@paulo23 Compreendo. Isto é bacana
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 5:52
@pauloabrantes Boa sorte para todos nós!!!
@diegofernandopires (Diego-Fernando-Pires) - disse em 17 de março de 2013 - 15:24
@paulo23 @pauloabrantes Os paulos pode até comandar . Mas eu to no meio ai, quero muito mostrar meu conhecimento ai com vcs. para conquistar belos pontos no Bolão.
@walter (Walter Alonso) - disse em 17 de março de 2013 - 10:24
@paulo23 com a Ferrari forte no começo da temporada ALONSO tem que aproveitar a oportunidade e ganhar corridas quando chegar no final do ano não termos surpresas como no ano passado…
@paulo23 (Paulo Roberto de Amorim) - disse em 17 de março de 2013 - 14:12
@walter Sei que muito aqui não gostam que eu fale isso mas o Meu Alonso ta com olhos de cavalo vencedor
@cesarmaia (cesar maia) - disse em 17 de março de 2013 - 8:03
fiquei surpreso com a vitoria do Kimi – parabens Massa. Perdi a corrrida dormi
@gabrielgbo (gabriel) - disse em 17 de março de 2013 - 8:37
hehhe fiz 28 pontos,bom começo para um novato.
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:43
@erivaldonin legal essas suas estatisticas
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:44
@gabrielgbo fiz 42 points começei bem agora é só marcar constantemente bem para chegar no topo
@jackie (Jaqueline) - disse em 17 de março de 2013 - 9:32
Mas que começo de temporada sensacional!
Meus dois pilotos queridos no pódio, Kimi e Seb. Kimi é demais, surpreendente…rumo ao bi! \o/
Agora, o Hamilton pode virar pra mim e pra meio mundo e dizer “quebraram a cara”. A Mercedes tá demais e cadê a McLaren???
Ferrari melhorou tb… e tem a RBR e a Lotus. Esse ano promete! *-*
@rodrigofagundes (Rodrigão RS) - disse em 17 de março de 2013 - 9:55
Nunca me passou pela cabeça que o Raikkonen pudesse ganha essa corrida,fiquei surpreso tomara que ganhe outras o homem de gelo.
@mafe (marcos felipe) - disse em 17 de março de 2013 - 10:04
Esse resultado da corrida foi ótimo, pois esperava que o Vettel ia ganhar fácil.
Raikkonen mostrou porque é um dos melhores pilotos da F1.
Alonso como sempre, deu o pulo do gato.
@miguel-sousa (Sousa20) - disse em 17 de março de 2013 - 10:11
Fiquei bastante impressionado e ao mesmo tempo contente pela grande vitória do Kimi. Estava à espera que ele chegasse no máximo na terceira posição e afinal consegiu a vitória.
O lotus do Kimi esteve bastante bem durante toda a corrida e o que me impressionou mais foi quando o vettel, o Alonso e o Massa pararam a segunda vez e o Kimi não parou, ele continuou a ter o mesmo ritmo de corrida apesar de estar com os pneus mais desgastados; e também me surpreendeu o Kimi ter feito a melhor volta da corrida mesmo na penúltima volta, com uns pneus completamente desgastados com mais de 23 voltas em cima.
Conclusão: a lotus está com um ritmo impressionante de corrida e se continuarem assim vão com certeza brigar por vitórias em todas as corridas da época.
O mercedes do Hmilton também esteve bastante bem, parece outro carro quando comparado com o do ano passado.
Excelente regresso de Adrian Sutil e uma boa corrida do Massa que parece ainda melohr do que no final da época passada.
E com tudo isto, tive um primeiro bolao espectacular com 64 pontos, ou seja, estou no top 15!!!!!!!!!
@mafe (marcos felipe) - disse em 17 de março de 2013 - 10:33
Fiz exatamente os mesmos 64 pontos no bolão.
A corrida acima da média do Raikkonen e a corrida a baixo da média do Webber foi o que me prejudicou no bolão.
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:42
@mafe quando for apostar lembre
O Webber é ruim de largada
@erivaldonin (Erivaldo) - disse em 17 de março de 2013 - 10:24
Na primeira corrida após a 2ª aposentadoria do Schumacher,
vitororia do Kimi , assim como ele havia vencido após a 1ª aposentadoria do alemão em 2007. coincidência.
@walter (Walter Alonso) - disse em 17 de março de 2013 - 10:30
Mantendo um bom ritmo durante toda corrida, o F138, mesmo assim, foi incapaz de ameaçar o carro aurinegro da Lotus. Segundo o ALONSO, a capacidade de Raikkonen em poupar os pneus trás uma preocupação para o próximo GP.
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:40
@walter se acalma que foi a primeira de muittas corridas podemos tirar seis conclusões
Ferrari: competitivo esse ano
Rbr: Auto-confiança de mais
Lotus: Melhorou bastante em relação ao ano passado
Mercedes: melhorou mas precisa mudar muito pra esse ano
para conseguir acompanhar os líderes
Mclaren: DEFINIÇÃO em uma palavra decepção
outras : melhoraram , mas precisa ter evolução
@torres (guilherme) - disse em 17 de março de 2013 - 10:35
Na Malásia vai ter muitas surpresas e a corrida vai ser muito boa ,
PS: espero que seja tão boa como foia primeira corrida
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 11:42
@torres Posso está enganado, mas acredito que será uma repetição do GP da Austrália em termos dos ponteiros. Não sei se a Lotus conseguirá, de novo, fazer uma parada a menos com o sol a 1000 graus.
@claudiopaduas (claudiopaduas) - disse em 17 de março de 2013 - 10:46
Ferrari….. brasileiros tinham que deixar de comprar carro da Fiat e fechar suas contas no Santander, já que eles fazem questão de ignorar os consumidores brasileiros.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 11:43
@claudiopaduas Calma, Massa assinou o contrato e sabe que é SEGUNDO piloto, então….
@leandroonix (Leandro) - disse em 17 de março de 2013 - 10:49
Perdi a largada ao vivo, que droga, mas assisti da volta 16 pra frente, vou procurar a corrida pra assistir inteira, mas vamos ser francos e tirar toda essa empolgação do Galvão pela performance do Sutil, afinal, ele correu bem mas o Di Resta só chegou dois segundos depois.
Massa foi muito bem, e no final economizou muito mesmo.
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 12:59
@leandroonix acho que o problema do Sutil foi um pequeno , mas muito pequeno erro de estratégia . Tava claro que aquele pneu super macio nao aguentaria muitas voltas . O Di Resta foi aquele piloto constante e conservador , acho que por isso da diferença pequena no final da corrida … Mas o Sutil andou mais sim .
@leandroonix (Leandro) - disse em 17 de março de 2013 - 14:11
@lspicchi Só quis comentar isso porque o Galvão e o Reginaldo endeusaram o cara durante a corrida. Concordo que ele foi bem, mas o companheiro também foi.
@walter (Walter Alonso) - disse em 17 de março de 2013 - 17:26
@leandroonix ontem eu acompanhei o treino classificatório as 21:00 no SPORTV.
@leandroonix (Leandro) - disse em 17 de março de 2013 - 23:54
@walter Eu não tenho Tv paga, então precisei procurar um streaming, encontrei um bom da Sky Sports, e depois soube do Sportv, mas daí já tava vendo e não troquei.
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 18:50
@leandroonix Sim sim , também não deu pra entender aquele comentário do Regi falando que ia acabar a vida mole do Di Resta . Até aonde eu me lembro ano passado DI resta nunca teve vida mole , muito pelo contrário heheheh
@walter (Walter Alonso) - disse em 17 de março de 2013 - 17:23
@leandroonix o SPORTV passou o VT da corrida as 8:50 manha de hoje…
@leandroonix (Leandro) - disse em 17 de março de 2013 - 23:56
@walter Já to baixando a corrida da Sky Sports por torrent, vi a abertura da temporada feita por eles e quase chorei, eles são muito fodas.
@israeldias (Israel Dias) - disse em 17 de março de 2013 - 10:49
Eu estava com muito sono, mas ver um brasileiro brigando com os líderes… enquanto eu brigava com o sono, Massa brigava pela ponta rsrssrsrs!!!
Até que no 2° pit stop que ele voltou atrás de Alonso, Vettel, Sutil; caiu a ficha de que era apenas Massa, e que ele nunca consegue se recuperar de um prejuízo, ou sela, pra ele vencer um corrida tem que dar tudo certo. E na estratégia do box deu errado… por isso nem demorei muito a dormir.
Mas um 4° lugar está de bom tamanho para quem no ano passado se sentia vitorioso chegando em 6°.
Raikkonen, Alonso, Massa e Sutil estão de parabéns! (apesar de eu não goste do Alonso)
@wolneyjr (Wolney Jr) - disse em 17 de março de 2013 - 10:50
Na conferência de imprensa Raikkonen disse que foi uma das corridas que ele teve mais facilidade para ganhar em todo sua carreia. Acredito que o carro da Lotus é o que conserva melhor os pneus. E isso foi decisivo.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 11:44
@wolneyjr Só não esqueça de contabilizar a baixa temperatura da pista, domingo que vem não será assim!
@wolneyjr (Wolney Jr) - disse em 20 de março de 2013 - 7:29
@moreirajunior É verdade. Temos que considerar isso. Mas o carro da Lotus ano passado ja conseguia conservar os pneus bem em tempo quente. Foi o que o Raikonnen falou tbm na coletiva. Não acredito q seja facil pra Lotus ganhar varias corridas. Mas tbm acho q não é dificil ganhar algumas. E com a consistência que o Raikonnem tem, da esperanças de alguma coisa. Vamos ver. Ainda tem um campeonato todo pela frente. (Ainda bem hehe).
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 20 de março de 2013 - 8:51
@wolneyjr @leandroonix @jeferson33 Não tinha visto a previsão de chuva, então muda tudo na corrida. A baixa temperatura não expõe a realidade dos carros e dos pneus, e a turma de trás passa a ter chance na pontuação.
@jeferson33 (jeferson33) - disse em 20 de março de 2013 - 20:51
@moreirajunior Exatamente,e é muito provável que por esta circusntância,que algumas equipes tenham tidos desempenhos bastante ascentuados,enquanto que outras,exatamente o oposto.
Espero que na Malásia ocorra justamente o oposto,o que é natural vindo daquele ambiente meio desértico,pois assim,teremos os dois lados da moeda,e uma visão muito mais clara das forças.
A Lotus como um carro muito equilibrado,talvez tenha tido nisto,uma vantagem,assim como a Force India e algumas outras.
O fato é,a maioria das corridas serão realizadas com a temperatura alta,e quem se der bem na Malásia(Caso confirme a temperatura de alta),tem muitas chances de ter um carro competitivo ao longo do ano.
Derrepente a Mclaren pode andar bem,a Ferrari andar mal(O que duvido),enfim,acredito que esta corrida da Austrália,é um tanto enganosa para avaliarmos desempenhos,e o pneu como sempre,será determinante.
@robinho (Robson) - disse em 17 de março de 2013 - 10:54
O ICeman mandou bem, acho que a Ferrari não fez jogo de equipe, pois, no começo da corrida o Massa e o Alonso estavam disputando o segundo lugar.
A force India mandou mal no ultimo pit do Sutil, se tivesse usado outro tipo de pneu tinha chegado mais a frente.
Sobre o bolão, eu chutei errado pacas nessa! kkkk
@lspicchi (Lucas Saenger Picchi) - disse em 17 de março de 2013 - 13:01
@robinho A Force India não poderia usar outro tipo de pneu cara , tendo em vista que ela ja tinha usado os pneus duros ( médios?? sei lá ) já na primeira parada , e por regulamento o piloto tem que usar os dois compostos durante a corrida . Acho que o erro da equipe foi chamar o Sutil faltando muitas voltas pro final ainda . Um pneu super macio não duraria 15 voltas nem por um decreto .
@robinho (Robson) - disse em 17 de março de 2013 - 17:41
@lspicchi bem lembrando, tinha esquecido desse detalhe.
@israeldias (Israel Dias) - disse em 17 de março de 2013 - 10:56
Não conseguir ver o final da corrida….
Alguém pode me dizer se Raikkonen sorriu no pódio?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
@jackie (Jaqueline) - disse em 17 de março de 2013 - 11:01
@israeldias Sorriu sim. O Vettel ainda jogou metade do champagne dele no Kimi! kkkkkkkkk, foi demais! =D
@leandroonix (Leandro) - disse em 17 de março de 2013 - 11:59
@jackie É muito legal ver o Raikkonen no pódio, primeiro ele bebe metade do champagne com um gole e depois joga um pouquinho pra cima pra ficar bonito. Mas o Vettel foi legal com ele e jogou todo na boca do iceman.
@jackie (Jaqueline) - disse em 17 de março de 2013 - 12:43
@leandroonix Exatamente! =D
O Seb e o Kimi tem uma amizade muito bacana, é sempre bom vê-los juntos. E aposto que durante o ano ainda veremos muitos desses pódios!
@sorvetederato (elvis) - disse em 17 de março de 2013 - 10:56
Parabéns ao Kimi. Anda muito. O Hamilton deve ta morrendo de rir de quem criticou sua decisão de ir pra Mercedes, pois se a Mercedes não está tão bem a Mclaren está muito pior. Então aproveito e também vou rir da cara de vocês que criticaram o Lewis: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@house (House) - disse em 17 de março de 2013 - 10:59
Primeira corrida é sempre uma incógnita. Não podemos dizer que a Lotus é o melhor carro. Podemos dizer que a Lotus tem o carro mais equilibrado da F1.
Não podemos dizer que a Ferrari está atrás da RBR. Podemos dizer que a FERRARI, possue talvez o melhor carro hoje da F1. Precisaria para tirar as dúvidas, ter um confronto direto com a Lotus para ter certeza de como está, mas vendo onde parou o Grosjean, Ferrari é o carro do momento.
Não acredito em estratégia da Ferrari para com o Massa.
McLaren está completamente desfocada, pode ser a corrida, as confusões que tivemos neste fim de semana que afetaram os caras, mas…
Mercedes tem a princípio um bom carro, melhor que do ano passado, mas ainda não dá para viajar na maionese, com um fim de semana destes não dá para saber de nada a princípio.
@alandkelsen (Aland Kelsen) - disse em 17 de março de 2013 - 11:05
Parabéns para Raikonen não agüentei ficar acordado para assistir a corrida mais creu que tem sido uma corrida fantástica. Queria ter assistido, que pena. Vou ver se a próxima corrida for mesmo horário fazer uma garrafa de café e tomar para ver se fico acordado e colocar dois palitos nos olhos para deixar eles abertos. hehehehehhe
@lleos (Leonardo) - disse em 17 de março de 2013 - 11:30
O pior é ver o Felipe Massa tendo que inventar uma desculpa para justificar a preferência escancarada da Ferrari pelo Alonso.
Ficou claro que a Ferrari, por uma questão de honra já dá preferência ao Alonso pelo fato de nos dois últimos anos ter quase ganho o campeonato.
Felipe Massa já sabia disso quando assinou seu contrato com a “família Ferrari” e só resta a ele lamentar por situações como esta, que deixa qualquer um com raiva da Ferrari.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 19 de março de 2013 - 14:49
@lleos Não é só preferência, é a força do contrato que ele sabe ser o segundo piloto e vai continuar engolindo sapo. Foi essa a opção dele, fazer o quê?
@lleos (Leonardo) - disse em 19 de março de 2013 - 16:17
@moreirajunior é complicado! mas espero que ele prove o seu valor e ano que vem consiga ir para uma equipe de ponta onde aja “espaço” para uma competição limpa, sem interferências da equipe ( o que não sei se é possível).
Enquanto o Massa estiver na Ferrari ele está fadado a ser o segundo piloto, o que é duro pra gente aceitar.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 19 de março de 2013 - 16:47
@lleos Isso é fato e também questão contratual, para disputar o título, obrigatoriamente ele tem que sair da Ferrari, vai depender dele!
@cascavel30 (cascavel30) - disse em 17 de março de 2013 - 11:33
mais uma vez esse pilantra do alonso é beneficiado ,vamos ver quantas vezes no ano isso vai acontecer,massa nunca terá chances .lixo ferrari lixo maior ainda alonso ,mais uma coisa é certa no final o choronso vai chorar denovo.
@arthurvinicius (Arthur Vinicius) - disse em 17 de março de 2013 - 11:44
@cascavel30
Com certeza. A Lotus vai tirar muitos pontos dele.
@almir123456789 (Almir) - disse em 17 de março de 2013 - 16:16
@cascavel30 Já tenho uma conclusão. Pela metade de 2012 e por essa corrida esse Alonso não é nem metade do que falam,Super valorizado.
@cascavel30 (cascavel30) - disse em 17 de março de 2013 - 16:59
@almir123456789 e põe super nisso ,ele não passa de um piloto mediano sem suas maracutaias ,maior pilantra da f1 de todos os tempos .lixo.
@power (Gilberto Power) - disse em 17 de março de 2013 - 11:58
Apesar de não torcer pra ele, uma coisa que gosto é o massa travando o Fernando. Legal também ver a briga do Fernando com o Lewis. Eu já avisei, quando o Lewis não ganha, ele aparece na corrida, deixa claro que está andando tudo que o carro pode.
Me surpreendi com o desempenho da Force que, normalmente se dá bem em pistas de alta velocidade e, na minha opinião se deu bem demais nessa pista. Vai dar canseira em pistas de alta.
@flaviosaneto (Flávio de Sá Neto) - disse em 17 de março de 2013 - 12:01
Boa corrida. Valeu a pena esperar!
Fantástica a vitória de Raikkonein! Foi uma excelente surpresa, tomara que a equipe dê trabalho o ano inteiro. E pelo menos Grosjean terminou a corrida, creio num ano mais estável pra ele.
Achei muito legal também a volta do Sutil e a estréia de Hamilton na Mercedes! O carro pareceu bom.
E a Mclaren…. decepcionando, destruindo bolões, se apagando na corrida…
@italo17 (Ítalo Santos) - disse em 17 de março de 2013 - 12:04
Para aqueles que estão falando que a Ferrari quis beneficiar Fernando Alonso, o Ico (do site TotalRace.com) explica o que REALMENTE aconteceu:
“O passado da Ferrari fez com que muita gente levantasse a suspeita de uma manobra orquestrada. Desculpe torcida brasileira, mas fazer isso é diminuir a qualidade do que fez Fernando Alonso. A estratégia inicial dos dois pilotos da Ferrari era a de parar pela segunda vez em torno da 23ª volta, mas o espanhol viu a chance de tentar ganhar a posição de Massa e de Vettel antecipando bem isto. É algo que tem até nome, o chamado “undercut”. Massa não tinha como saber o efeito global disso no resultado final da prova, já que era a primeira corrida e ninguém sabia direito como os pneus se comportariam – na avaliação da Ferrari antes da corrida, parar antes poderia significar ficar com pneus desgastados demais no final da prova.
Outra maneira de enxergar como não foi uma “sacanagem orquestrada” contra Massa é notar que o brasileiro – e também Sebastian Vettel – tentaram o contra-ataque fazendo um “undercut” em cima de Alonso na última bateria de pitstops: Massa parou três voltas, o alemão duas antes do espanhol. Não funcionou porque Alonso tinha aberto uma vantagem grande o suficiente para não permitir isso. Méritos dele – e nenhum demérito dos outros. A Ferrari já interferiu na disputa entre os dois, mas insistir no discurso do jogo de equipe, neste caso específico, é coisa de gente que não entende de Fórmula 1.
Melhor seria destacar que o brasileiro se classificou à frente do espanhol no grid e teve um bom duelo com ele nas primeiras voltas, segurando a posição. Um sinal de que a temporada deste ano pode trazer uma paridade de performance entre os dois que praticamente inexistiu em 2012.”
@flaviosaneto (Flávio de Sá Neto) - disse em 17 de março de 2013 - 12:16
@italo17 Perfeito! Essa torcida nacional-neurótica pelos brasileiros deixa alguns sem capacidade avaliativa!
@scheide (Marcos Scheide) - disse em 17 de março de 2013 - 13:29
@italo17 Perfeito mesmo! Pelo amor de Deus parem de dar ouvidos para a Globo. Odeio o Alonso, hoje assisto as corridas na torcida por 21 pilotos pra vocês terem ideia (hehe), mas a Ferrari não prejudicou o Massa para ajudar o Alonso. O Massa fez a estratégia “normal” enquanto o Alonso, que estava atrás, arriscou e se deu bem. E o Massa não perdeu 2 posições como o Galvão e o Reginaldo insistiram. Antes dos pits a ordem era Sutil, Vettel, Massa e Alonso. Ele já estava atrás do Sutil, parece que eles simplesmente esqueceram. O que mudou foi que o Vettel conseguiu passa-lo logo após os pits e o Massa não. Além disso eles insistiram que o Massa era o 2o. antes dos pits e que a Ferrari o derrubou para 4o., eles simplesmente desconsideraram o Raikkonen, que foi o vencedor.
O Alonso aproveitou a oportunidade que teve e se deu bem. Com pista livre mostrou que era mais rápido que o Vettel e o Massa.
A única falha da Ferrari, na minha opinião, foi tentar fazer a mesma estratégia com o Massa numa situação totalmente diferente. Os carros não estavam tão próximos, o Vettel não deixaria acontecer a mesma coisa e o Massa tinha condição de parar depois de todos e quem sabe no final da prova tirar vantagem dos pneus menos gastos (quem sabe teria chegado no Vettel).
@andrewwallace (Wallace) - disse em 17 de março de 2013 - 13:36
@italo17 Muito bom. É como eu disse ai por cima, quando a Ferrari faz alguma sacanagem, ela faz pra todo mundo ver. Não é segredo que ela dá preferência pro Alonso, mas nesse caso foi “coisas de corrida”.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 8:56
@italo17 Sua avaliação é pertinente e produtiva, mas independente de torcida, não sou muito ligado nela, apesar de sempre ver primeiro os brasileiros, ninguém de sã consciencia pode dizer que Alonso não é o melhor piloto do grid. Ele é rápido, preciso e constante, o cara sabe o que fazer numa corrida, conhece o carro como poucos. Da mesma forma que não podemos deixar de admitir que contratualmente Massa é o segundo piloto e que o foco da Ferrari é Alonso, depois a equipe a sobra é o Massa. A ESTRATÉGIA do piloto quem define é a EQUIPE e a Ferrari sempre acerta na do Alonso e muitas, muitas vezes não conseguem repetir o acerto com o Massa, para muitos coincidência ou culpa do Massa (não sei como)! Outra coincidência que vem ocorrendo, corrida a corrida, é o carro de Massa perder rendimento depois dos pits. Isso praticamente virou rotina, acontece a cada duas corridas. Correr contra Alonso sendo contratualmente o segundo piloto e estando na Ferrari, a meu ver é a PIOR condição para qualquer piloto que queira disputar o título. O detalhe é que Massa assinou o contrato e sabe disso!
@luizvieira (Luiz Vieira) - disse em 17 de março de 2013 - 12:34
mais um ano se inicia e Felipe Massa é prejudicado logo de cara… na minha opinião teremos mais um ano idêntico ao ultimo, #fernandoisfasterthanyou
@carolina (Carolina Ribeiro) - disse em 17 de março de 2013 - 13:04
Foi uma corrida boa, mas o duro foi aguentar a narração show de horrores do Galvão Bueno, não entendo como as pessoas ainda não entenderam que para a Ferrari existe 1 piloto, o Alonso, e um piloto reserva, o Massa, infelizmente, não acho novidade o que aconteceu! É lamentável, mas não é inédito!
Acho que nada o campeonato mau começou, não temos favoritos ainda, nada está definido! Muitas águas vão rolar!
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 11:49
@carolina Só dando um toque, quando acompanho a corrida pela globo, tiro o som (modo silencioso)… Prefiro ver as imagens e tirar as conclusões. Galvão a tempos deixou de ser razoável em seus comentários. Se tiver tv a cabo veja pela sportTV.
@alessandrosilva (alessandrofaria) - disse em 17 de março de 2013 - 13:21
Ótima corrida de abertura, com Kimi vencendo, largando em sétimo. A Mercedes ficou devendo um ritmo melhor e a McLaren decepcionou muito. A RedBull mostrou velocidade em treino, como sempre, mas nem tanto em corrida. Todos falam em estratégia “duvidosa” entre Alonso e Massa mas até eu assim como o Próprio Massa imaginou ser cedo demais para parar de novo. Também se desse errado, ninguém falava nada. O ritmo do espanhol na segunda metade da prova foi melhor que todos e ponto final. O resultado foi justo e mesmo assim torço para o Massa que pilotou muito bem e vai se destacar mais que no ano passado. Domingo tem mais.
@scheide (Marcos Scheide) - disse em 17 de março de 2013 - 13:41
Gosto do Reginaldo Leme, mas não entendi o comentário dele sobre o Di Resta durante a corrida. Em outras palavras, ele disse que acabou a moleza para o Di Resta esse ano com a chegada do Sutil, que estavam enchendo demais a bola até o ano passado e concluiu que ele levaria um banho do Sutil. Fiquei “espantado” pois, apesar de gostar do Sutil e achar que ele não deveria ter ficado fora da F1 em 2012:
- acho o Di Resta um bom piloto
- ele não tinha moleza com Hulkenberg (em 2012 o placar foi 63×46 pro Hulkenberg)
- estava claro que a posição do Sutil era momentânea devido a estratégia diferente (tanto é que os 2 chegaram juntos)
Deve ser efeito do fuso horário hehehe.
@luigi (Luigi Pugliesi Artioli) - disse em 17 de março de 2013 - 14:17
vai ser o pior ano da mclaren na historia
@viniciusfreitas (VINICIUS67) - disse em 17 de março de 2013 - 17:46
Quem diaria em? Lotus ganhar o gp da australia largando em 7 e 8, o carro perfeito, conseguindo conciliar aerodinâmica dando velocidade e economizando os pneus e aliado com um otimo piloto, parabens lotus. as baixas da corrida foi a red bull que nao consegui manter o ritmo por causa do alto desgastes dos pneus e a principal ne??? FERRARi privilegiando o Alonso mesmo com o Massa na frente com um otimo começo de corrida. Vamos Massa forca… estamos com voce… Abraco a todso
@wigney (Wigney Silva) - disse em 17 de março de 2013 - 18:28
Vitoria inesperada heim……….rs mas é isso ae GO LOTUS!!!
@marciomassa (marciomassa) - disse em 17 de março de 2013 - 18:30
este ano vou mostrar pra vcs, vou ganhar pelo menos uma corrida, rsrsrsrsrsr!!!!!!! (É TRISTE MAS A VERDADE É ESTA FILIPE MASSA NÃO TEM PRESTIGIO NENHUM NA FERRARI)
@lucasbrito (Lucas Brito) - disse em 17 de março de 2013 - 19:56
@marciomassa uma corrida acontece, e os comentários são de fim de temporada, ainda flatam umas 19 pra acontecer e até lá muita coisa vai mudar. se o felipe quiser mesmo o título ele tem todas as condições de ganhar, porque eu sei que ele é um bom piloto, ele só parece estar um pouco acomodado na condição de 2º na equipe se ele se comportar como 1º, ele vai ser primeiro, porque é só apertar que o alonso peida. se ele lutar contra tudo e todos, ele pode sim conseguir mais do que sonhar com uma vitória, só depende dele, mas esse felipe….
@marciopiloto (marciopiloto) - disse em 18 de março de 2013 - 18:56
@lucasbrito tudo q vc disse é verdade. mas se ele apertar e nao der certo, é o fim dele na ferrari. mas estamos na torcida para q tudo dê certo.
@lucasbrito (Lucas Brito) - disse em 19 de março de 2013 - 9:55
@marciopiloto vc tá certo nesse quesito, mas ou ele parte pro tudo ou nada, no que pode ser sua ultima temporada na ferrari(ele assinou por mais um ano e tem todos aqueles boatos de que em 2014 vai ser ALO e VET na Ferrari), ou ele continua como coadjuvante na F1 deixando Alonso com a glória, não que eu não queira a glória dele, mas a postura do Felipe em aceitar certas coisas não me agrada, ele tem que ser agressivo com todos os 21 pilotos concorrentes, eu gostaria de vê-lo com essa postura…
@nedsonlarroca (nedsonlarroca) - disse em 17 de março de 2013 - 21:52
Ola galera, comentario um pouco atrasado, mas vamos nessa, não poderia deixar passar em branco a 1a. corrida da F1 deste ano.
* Estrategia perfeita, carro perfeito “no chão´´, piloto frio e com o carro na mão ( ainda fez a melhor volta na antepenultima volta quando tinha quase 14 segundos de vantagem para o 2o. colocado). O binome Raikkonen/Lotus começaram muito bem a temporada deste ano demonstrando uma coisa que eu ja tinha postado pelo menos 3 vezes aqui. Os carros da equipe de Enstone são os melhores junto com os da RBR. So que em Melbourne, com estrategia errada ou não, a equipe dos Touros Vermelhos 1 mostrou que o RB9 ainda não esta totalmente ´´a vontade´´ com os novos pneus da Pirelli. Alias estão inclusive atras das Ferraris a meu ver. Raikonen andou onde queria, o carro estava grudado ao chão, fazia curvas como nenhum outro carro fez nas prova de hoje e o mais importante, gastou menos pneus que seus principais concorrentes. Nos boxes, Boullier conduziu sua equipe de forma explendida ( coisa que a Lotus deixou muito a desejar no ano passado) e o resultado esta ai. Raikonen sai de Melbourne lider, ja mostrando que estara no pareo desde o começo do campeonato. Semana que vem em Kuala Lampur poderemos ver seu desempenho e tirar alguma conclusão, apesar das equipes não terem tempo de modificarem nada ate la. Mas que o carro eh otimo, nasceu com o pedigree e que foi um dos que mais se assimilou aos problematicos ´´cinturato“ da Pirelli sem duvida que foi. O Homem de gelo esta mais forte que nunca!
* Vettel, pole, largou maravilhosamente bem e Webber, em casa, deixou a desejar mais uma vez. Parace que Melbourne tira sua concentralção e o piloto Australiano nunca consegue fazer uma corrida digna para os milhares de torcedores que vão ao autodromo torcer por ele. Por fim, um 6o. lugar foi ate razoavel. Vettel, como disse, largou muito bem, mas logo antes de completar as 6 primeiras voltas percebia-se que o RB9 não estava muito confortavel com as ´´gomma´´ macias da Pirelli e via-se Massa e Alonso chegarem rapidamente no lider. A equipe vai ter que trabalhar neste quesito, pois Lotus , Ferraris e ate as mercedes estão melhores do que a equipe do tri-campeão. No fim, um 3o. lugar e um podium deixou o alemãozinho mais do que satisfeito para uma corrida razoavel.
* Hamilton lavou a alma. As Mercedes com um sistema hidraulico de suspensão inovador, fez com os W03 andassem tão bem não tirando os meritos tbm de Nico que se não fosse o problerma de gerenciamento eletronico do motor, terminaria tbm nos pontos. O Ingles viu sua ex-equipe comer poeira em Melbourne e ele vem para brigar por vitorias, pelo titulo acredito que não, mas que ele ja pegou a manha do carro, isso ele ja pegou.
* Tatica perfeita de Alonso e seu engenheiro. Antecipou a sua segunda entrada para a troca de pneus e quando voltou estava a frente de Massa, Vettel e outros. Perfeito e um otimo segundo lugar para o Asturiano. De novo começa muito forte e serissimo candidato ao titulo deste ano. Massa fez uma corrida perfeita, soube segurar Alonso por grande parte da corrida e pedeu na tatica. Ate quando ele podera andar na frente de Alonso não sei, mas o piloto Brasileiro demosntrou que este ano , me parece, que as coisas serão um pouco diferentes dentro da equipe de Maranello.
* Adrian Sutil. Para mim foi o grande nome da corrida. Andando numa equipe media ( que vem subindo ano apos ano) e depois de ficar 1 ano fora da categoria por problemas de processos e indisciplina, o Alemão voltou como se nada tivesse acontecido nestes 12 meses passados e andou muito bem entre os 6 primeiros. Tirando Raikonen, foi o piloto que mais liderou voltas na prova e o VJM06 mostrou-se um carro confiavel que gasta tbm menos pneus do que as RBRs, Ferraris, MacLarens e Mercedes, e se igualando as Lotus. Pelo menos em Melbourne mostrou-se assim. O 7o. lugar no final da prova foi muito pouco para este piloto que vai lutar por vitorias em determinadas corridas. Seu companheuiro de equipe chegou uma posição atras dele, mas em uma corrida bem discreta.
* Numa corrida bem apagada, Button chegou em 9o lugar e marcou pontinhos para a equipe de Woking. Perez no final estava bem rapido ,mas fez muito pouco num fim de semana apagado para o piloto Mexicano.
* A briga pelo 10o. lugar nas ultimas 2 voltas foi bem intreressante. Grosjean, Perez e Vergné chegaram embolados, juntos, a menos de 1,2 segundos entre os 3 pilotos.
* Maldonado irritadissimo ao chegar aos boxes da Williams depois de errar a freada numa curva e ir para a brita. Chegou falando para membros da equipe que o carro eh inguiavel e soltou alguns palavrões. Sorte que sir Frank não estava por la.
* Pela briga pela decima melhor equipe do ano, Marussia 1 X 0 em cima da Cateham.
* Uma coisa eh certa. Ou a Pirelli começa a mexer os pauzinhos ou teremos grande premios com 4, 5 paradas por cada equipe. Se em Melbourne, com pista com baixa temperatura, umida e afins os pneus supermacios duraram menos de 8 voltas na media e os medios duraram menos de 20 voltas tbm na media, o que sera em pistas que tera temperaturas elevadas e asfaltos super-abrasivos?? A farofa que se viu hoje na pista Australiana ja estava formado com menos de 20 voltas e se um piloto coloca o carro nesta farofa saindo do trilho, eh prejuizo na certa, pois a farofa ´´gruda´´ no pneu do carro e o carro passa a dar solavancos no volante. Eh uma coisa preocuopante esta durabilidade dos pneus deste ano, acho que eles vão ter que correr muito atras ate chegarem em produtos mais duradouros e confiaveis pelo menos até o começo da fase Europeia, no GP Espanhol. Senão, vai ter equipe pressionando Bernie a dar uma dura no tradicional fabricante Italiano de pneus!
Abraços a todos e que venha o GP da Malásia!!
@rafaelgallas (Rafael Gallas) - disse em 17 de março de 2013 - 22:22
@nedsonlarroca a questão da redução da qualidade dos pneus, o que foi divulgada já no final do ano passado, foi visando equilibrar as disputas durante as provas, porém eu concordo com você que ficou muito perigoso o desgaste excessivo dos compostos supermacios. Acho que, devido a necessidade de economizar os pneus, os pilotos não se arriscarão tanto em disputas por posições, deixando para os estrategistas das equipes e as paradas nos boxes fazerem o serviço por deles, tendo em vista que serão necessárias no mínimo três “pits” por corrida. A maioria das ultrapassagens que vi no GP da Austrália foi entre carros com diferentes estágios de desgaste dos pneus: quem tinha acabado de fazer a troca tinha ampla vantagem sobre quem estava com o pneu mais gasto, e quem parou para troca de pneu antes teve vantagem sobre quem parou depois. Na minha opinião, uma das únicas maneiras para que a fabricante de pneus da Formula 1 altere os compostos, diminuindo seu desgaste, seria uma apelação da Associação de Pilotos sobre a falta de segurança que os pneus com alto índice de abrasão representam para a categoria.
@nedsonlarroca (nedsonlarroca) - disse em 17 de março de 2013 - 22:32
@rafaelgallas , concordo plenamente com vc. O que mais me chateou eh ver a disputa de quem economiza pneus ou quem entra para fazer mais trocas, etc….A F1 não eh isso, a disputa tem que ser no braço, na diferença dos milesimos de segundos entre os concorrentes dentro da pista, não de que carro vai gastar mais composto A ou B durante a prova.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 18 de março de 2013 - 11:56
@nedsonlarroca Só para acrescentar sua bela análise, a temperatura do asfalto não é a que as equipes encontrarão já no próximo domingo. A Lotus se deu bem com a temperatura baixa e uma parada a menos. Pneus em 2013? Vão dá o que falar, vai parecer farinha… Sei que tem muita coisa pela frente, mas acho que Maldanado já entrou em sua real e vai ser um grande fiasco. A diferença entre os carros da Lotus deixa uma pulga atrás da orelha… Acho que vão sobrar vagas para 2014, a começar com Webber.
@nedsonlarroca (nedsonlarroca) - disse em 18 de março de 2013 - 12:25
Legal a sua analise @moreirajunior . Realmente a temperatura baixa de Melbourne foi fato relevante para a equipe Lotus ter o exito que teve, pelo menos com o otimo Raikonen. Em Kuala Lampur, Domingo agora, deve ser diferente. O asfalto eh muito bom, mas as temperaturas la são altas, so se chover que a coisa muda. Mas com certeza que a RBR ja esta fazendo calculos para evitar que Vettel perca tanto grip em tão poucas voltas. Vamos ver quais são os pneus que a Pirelli escolhera para o GP Malasiano, de repente eles colocam o duro e o medio tendo em vista o fiasco do ´´superfoft“ em Melbourne.
* Sobre as vagas concordo tbm com vc, senão vejamos:
1) Webber se aposenta da RBR ( Ricciardo talvez por la?)
2) Massa fora da Ferrari e sem vaga certa ( Talvez o Bianchi por la)
3) Maldonado ????? ( vai depender do $$ da PDVSA )
4) Perez ( Se a Honda colocar $$ na equipe alem dos motores, acredito que Ron Dennis dispense o ratinho Mexicano )
5) Isso sem contar nas eternas Cateham e Marussia ( que sempre procuram pilotos com cada vez mais dinheiro e isso podem abrir vagas nas 2 equipes sendo que uma delas eh praticamente certa, com a saida provavel do Bianchi para a Ferrari ).
Portanto temos no minimo 3 vagas em aberto no ano que vem, mas ja com alguns candidatos postulantes as tais vagas. E teremos alem dos pilotos que perderam as suas este ano ( Bruno, Kobayashi, Kovalainen, Petrov, Razia ) alguns outros querendo entrar em 2014 no circo, como o Valsechi e o nosso Felipe Nasr.
@moreirajunior (Moreira Júnior) - disse em 19 de março de 2013 - 14:55
@nedsonlarroca Pensando bem… a dança de cadeiras em 2014 pode ser bem maior que nosso exercício de futurologia. Talvez sejam negociadas vagas na RBR, Ferrari, Lotus, Sauber, Force India, William, Toro Rosso, sem falar da Catheram, Marussia e o pessoal que comprou a HTR.
@nedsonlarroca (nedsonlarroca) - disse em 19 de março de 2013 - 15:37
@moreirajunior eh, e ano que vem começa uma nova era com motores V6 Turbo. Td novo e quem, sabe com uma gama nova de pilotos tbm.
@rafarhoads (Rafael) - disse em 17 de março de 2013 - 21:59
Sei lá, Eu não gostei nada daquela conversa de rádio quando o Alonso adiantou a parada . O Massa perguntou ” e agora, o que eu faço?” ( aquela altura os pneus dele estavam começando a perder rendimento, duas voltas depois ele já estava um pouco lento ) ai o Smedley diz ” vc tem uma pista livre a sua frente, vamos ver o que vc pode fazer”. Sei lá… eu achei meio sacanagem dizer isso justo na fase em que os penus começam a ficar gastos. mas xápra lá… gostei demais da largada e performance agressiva do Massa a corrida toda, não só dele, do Hamilton, tbm
@rafaelgallas (Rafael Gallas) - disse em 17 de março de 2013 - 22:04
A Formula 1 ainda consegue surpreender pelo dinamismo na corrida, bem como por estratégias diversas e que se alteram com o passar das voltas. Claro que as equipes são profissionais e estão nessa a anos, mas mesmo assim existe bastante diferença de uma temporada para outra e de uma equipe para outra. Erros do passado são novamente cometidos, novos erros também surgem, mas o que me deixa mais feliz hoje é ver que bom piloto, bom carro e boa estratégia ganham corrida sim. Parabéns ao Raikkonen e a equipe Lotus pelo desempenho apresentado.
@zero (Henrique) - disse em 17 de março de 2013 - 23:04
Adorei a corrida foi muito emocionante, pena que a Ferrari avacalhou de novo, mas valeu a pena cada segundo da madruga. Agora na Malásia Vai dar Massa, vo azarar o Alonso, ele vai quebrar, dai vai chover e o Massa vai ganhar kkkkk.
@power (Gilberto Power) - disse em 18 de março de 2013 - 19:28
@zero se chover e a disputa for só entre os dois, o massa perde feio. Fernando é super competente na chuva.
Se você torce pro massa, não pode pedir chuva. Em 2008 eu estava em Interlagos e achei muito estranho o povo que torcia pro massa gritar: “chuva, chuva!!!”.
Corrida com chuva é loteria e deu no que deu…
@zero (Henrique) - disse em 19 de março de 2013 - 20:29
@power não faz sentido, se ele quebrar como vai andar melhor? Quebrou quebrou, a pista molhada “iguala” a diferença dos carros que estão no grid.
@power (Gilberto Power) - disse em 19 de março de 2013 - 21:08
@zero tá certo! Entendi. O Fernando quebra e é aí que surge a chance do massa. Faz sentido.
@wlalves (Wagner Luis Alves) - disse em 18 de março de 2013 - 8:20
A Ferrari aprontou novamente e vai aprontar sempre… e o Massa sabe que as coisas funcionam assim, lamentável… O Massa só vai vencer uma corrida se ele estiver em primeiro e o Alonso em 5o ou 6o…
@marcelobusetti (Marcelo (Cascavel)) - disse em 18 de março de 2013 - 9:07
não concordo com quem diz que a Ferrari fez sacanagem acho que AINDA não é hora disso.
http://www.totalrace.com.br/blog/blogdoico/2013/03/17/liian-helppo/
ico que estava inloco
@elison (Elison Fernando De Lima) - disse em 18 de março de 2013 - 10:37
Finalmente começou o campeonato, com gratas surpresas e algumas confirmações tristes, mas bola pra frente que o campeonato é longo, e no bolão comecei até que bem 61 pontos….. espero manter pelo menos a média.
@jezuz (jezuz) - disse em 18 de março de 2013 - 13:11
O Iceman vem com tudo nesta temporada….
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:20
@jezuz
@alessandrosilvapinheiro (alessandro) - disse em 18 de março de 2013 - 15:44
uma corridaça, como e que puderam deixar KIMI fora da f1 por tanto tempo, pô o cara sem duvidas é um dos melhores do grid junto de VETTEL, ALONSO E HAMILTON, pra mim são os pilotos incontestaveis, apesar que o HAMILTON tem deixado a dezejar nas ultimas corridas mas ainda assim ta no top
MASSA, bem, ultima oportunidade na ferrare, NÃO TENHO DUVIDAS, se ele não aproveitar, ja era.
caras mas a force india no top 10, promete, podem aguardar que vão dar trabalho
WILLIANS, … NADA A DECLARAR
PASTOR é muito imprevizivel, pro mal, uquando não quebra, roda
Kimi, the best #go!iceman
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:19
@alessandrosilvapinheiro
@cascavel30 (cascavel30) - disse em 18 de março de 2013 - 17:09
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/03/perez-revela-que-na-epoca-da-sauber-ferrari-o-pediu-para-ajudar-alonso.html.precisa dizer mais alguma coisa .alonso lixo só vence sendo favorecido de alguma maneira.ganha na pista seu trouxa,sem maracutaia.
@altamir (Altamir) - disse em 19 de março de 2013 - 1:18
@cascavel30
@filipesamuelbode (FILIPE) - disse em 19 de março de 2013 - 5:10
Gostei miuto do inicio da temporada sobretudo pela vitoria do ice man, mereceu gracas a inteligente estrategia mas tambem pelo brilhante desempenho do carro!!! De salientar tambem a boa prestacao do Hamilton apesar do carro nao ter correspondido em 100% visto que no meio da corrida tiveram que mudar a estrategia inicial de 2paradas para 3 devido ao desgaste de pneus. Por mim o campeao saira dos 5 primeiros colocados contudo, seria agradavel que fosse ferrari, lotus e mercedes. A red bull tem que dar uma pequena pausa neste ano.
@bino (Bin Tomás) - disse em 19 de março de 2013 - 19:41
Por acaso gostei da corrida.