
Era uma vez quatro escuderias com sonhos e ambições…
Não, não é assim que a nossa história começa. Mas poderia ser. Quando a FIA anunciou Campos Meta, USF1 e Manor como as novas equipes da Fórmula 1, os respectivos dirigentes se viram diante de um sonho ambicioso.
Nenhuma daquelas equipes, à época, tinha a real noção de como seria difícil a vida no competitivo e capitalista mundo da Fórmula 1. Sim, o dinheiro move a categoria. Não adianta ter uma visão romântica sobre isso.
Hoje esse é o motivo pelo qual as duas únicas novatas confirmadas são menos românticas e mais capitalistas, comandadas por homens de negócios, os verdadeiros “businessman”. Esse é o motivo pelo qual a Stefan, mesmo sem vaga, está melhor preparada do que Campos e USF1.
Ambas vivem um sonho. Espanhol e norte-americano. Ambas vivem um drama. Falta de recursos e de experiência.
Campos segue a procura de investidores. Volkswagen, Tony Teixeira, Chad Hurley? Muito tem sido dito, pouco tem sido feito. O que apenas nos leva a crer que a equipe não sairá do papel. Para a tristeza de Bruno Senna e dos fanáticos espanhóis.
Mas, mesmo que venha a estar na F1, a Campos compreenderá que o drama é muito maior do que imagina. A Virgin é um claro exemplo disso.
O VR-01 sofre de confiabilidade, não consegue ganhar quilometragem e pode arranhar a boa reputação da renomada empresa de Richard Branson.
Não sabemos se o mesmo vai acontecer com a Lotus. Por enquanto, os malaios parecem estar melhor preparados. Mesmo assim, ainda existe uma distância para chegar nos “macacos velhos” do grid. É um drama que não atinge apenas as incertas, mas principalmente aquelas que já estão na pista.
Na USF1 a situação é ainda pior. Todos os fatos nos levam a crer que o sonho de Peter Windsor e Ken Anderson chegou ao fim. Os norte-americanos não estarão no Bahrein.
Com a retirada de Chad Hurley, co-fundador do Youtube, a equipe navega sozinha para o fundo do oceano. Lá, ela vai encontrar apenas tubarões.
José María López, o “promissor” piloto argentino está sem equipe. Já foi à Inglaterra conversar com Bernie Ecclestone. Ele quer uma vaga na Stefan. Essa com mais condições financeiras e técnicas (estão com o projeto da Toyota pronto) para alinhar no Bahrein.
As novatas, da maneira mais difícil possível, descobriram que não existe conto de fadas na Fórmula 1. A história não começa com “era uma vez”. Se existe inspiração hollywoodiana ela deve estar no filme “Onde os fracos não tem vez”.
O roteiro protagonizado por essas quatro novatas é de causar inveja à obra dos irmãos Coen.
Atualização: De acordo com a AutoSport, a informação sobre Carabante e Kolles é verdadeira, embora não mencione nada sobre a Volkswagen. A revista coloca, ainda, como realista a possibilidade de a equipe estar no Bahrein.
Sobre a USF1, o destino deve ser mesmo o fim. Com lugar para a Stefan. E os norte-americanos levam o Oscar de melhor encenação da temporada.
Não perca nenhuma novidade da Fórmula 1. Inscreva-se no feed RSS do blog e não deixe passar um detalhe! Sim, é grátis!
















Ainda a rumores que a Campos e a USF1 teriam procurado a FIA para unir os projetos e formar uma única equipe, mas nessas duas equipes muitas especulções e poucas ações.
E agora já se fala que Villeneuve e Nakajima teriam assinado contrato com a Stefan. Ou seja, os sérvios devem estar bem confiantes de que estarão no grid.
Nenhuma novata pode estar em pé de igualdade com equipes que existem desde 1900 e bolinhas…e não me venham falar da Brawn GP porque está não saiu do zero! Como dizia o Senna a F1 não é esporte é negócio…
Exato. A Brawn GP já tinha o projeto pronto da Honda. Fosse a montadora a japonesa e eles teriam sido campeões da mesma forma.
A Stefan vive situação parecida. Eles possuem todo o projeto desenvolvido pela Toyota para 2010.
Se entrarem, poderão ser a mais competitiva das novatas. O que, convenhamos, não precisa muito pelo andar das coisas.
Em Willian você disse uma que muitos ja falaram ” A Brawn GP já tinha o projeto pronto da Honda. Fosse a montadora a japonesa e eles teriam sido campeões da mesma forma.” Sem dúvida era o melhor carro no começo de 2009, mas será que o motor Honda aguentaria o suficiente para ser campeão ??
Ah, boa questão, Klaus.
Realmente o motor Mercedes foi bem confiável no ano passado. Não sabemos como o da Honda se comportaria, talvez abrisse uma brecha para a Red Bull, cujo ponto negativo foi justamente ter um motor problemático.
Ih, agora a coisa pegou de vez! Até o site da USF1 está fora do ar: http://www.usf1.com
Olá Willian,
Ao que tudo indica a USF1 ja foi p/ o brejo!! Que venham os servios!!!!
Estava fora neste periodo de carnaval, como andam as coisas p/ o lado da Campos? Foi vendida ou não p/ a VW?
Segundo a AutoSport, aquela negociação envolvendo o Carabantes e o Colin Kolles era verídica.
Porém, não menciona o nome Volkswagen na história. Seja como for, a publicação (é a mais séria quando se trata de F1) aposta que a Campos alinha no Bahrein.
No site ItaliaRacing, coloca Bruno Senna fora: http://www.italiaracing.net/notizia.asp?id=26275&cat=1 Pilotos? Karun Chandhok e José-Maria Lopez, segundo o ItaliaRacing. Pobre Senna, tá mais azardo que Barrichello e Raikkonen junto.
hmmm… Será?
Se for verdade, é muito azar mesmo!
A AutoSport cita o Chandhok, mas como companheiro de Bruno Senna.
USF1 via Twitter: