Nova Regra para Classificação

Salve-se quem puder

            A reunião do Grupo de Estratégia da Fórmula pode não ter resolvido os rumos que a categoria tomará para os próximos anos, mas assuntos muito interessantes voltaram para a pauta: maior downforce e a regra do sistema de classificação, por exemplo. O aumento de downforce parecia ter sido enterrado e chegou-se a temer que as tão sonhadas mudanças para 2017 fossem se tornar apenas paliativas, o tema, no entanto voltou a ser comentado e tomou forma na reunião de hoje.

            Mas nem só de possibilidades remotas se vivem as reuniões do Grupo de Estratégia, foi divulgado que já para esse ano o sistema de classificação poderá sofrer severas mudanças em sua estrutura, passando a ser um “salve-se quem puder”, em que os pilotos serão eliminados paulatinamente até que sobrem apenas dois, que disputarão a pole. Após um tempo pré-determinado de sete minutos, o piloto que detiver o pior tempo será eliminado. Após essa primeira eliminação, ocorrerão novas eliminações a cada 90 segundos, sempre retirando o piloto mais lento até restarem 15. Ou seja, a movimentação vai ser intensa todo o tempo.

            A classificação ainda se dará em 3 partes (Q1, Q2 e Q3). Embora já tomada, a decisão precisa ser ratificada pelo Conselho Mundial e só deve ser formalizada no dia 04.

Entenda o novo sistema:

Q1 (16 minutos)

Após 7 minutos – 1 Eliminado

A cada 90 segundos – 1 Eliminado

Sobram 15

Q2 (15 minutos)

Após 6 minutos – 1 Eliminado

A cada 90 segundos – 1 Eliminado

Sobram 8

Q3 com pole (14 minutos, sendo 90s para a pole)

Após 5 minutos – 1 Eliminado

A cada 90 segundos – 1 Eliminado

Sobram 2

Nos últimos 90 segundos, os dois últimos pilotos disputam a pole.