Histórias e expectativas: o GP do Brasil para a equipe do CF1

Com a aproximação do GP do Brasil, no próximo final de semana, a equipe do Corrida de Fórmula 1, Jaqueline Pigatto e Júnior Ribeiro, decidiu se reunir para um “bate-bola” de 10 perguntas sobre o melhor momento do ano para o brasileiro fã de F1. Confira abaixo:

Melhor lembrança dos GPs no Brasil

Jaqueline

Como não vi Senna correr (nasci 1 semana depois de sua morte), a melhor lembrança que tenho é também a mais triste, mas foi quando mais me emocionei e mais estive perto de ver um brasileiro campeão: Massa x Hamilton 2008. É claro que, um ano antes, também fiquei muito feliz com o campeonato de Räikkönen, meu piloto favorito!

Júnior

Destaco duas lembranças muito importantes: as duas relacionadas ao Felipe Massa. Em 2008 tive um misto de alegria e consternação com sua vitória e não conquista do título. Já em 2013 pude ver, in loco, sua despedida da Ferrari e nada descreve aquela emoção.

É melhor o campeonato terminar aqui ou no último GP do ano, em Abu Dhabi?

Jaqueline

Interlagos, sem dúvida. Pista emocionante, a sempre boa chance de chuva, não importa se ainda tem uma corrida depois. Abu Dhabi é um dos circuitos mais lindos, mas também um dos mais entediantes.

Júnior

Melhor terminar aqui. Eu adoro Abu Dhabi, mas para mim o Campeonato tem que fechar com festa e festa é com brasileiro.

Se pudesse mudar algo em Interlagos, o que seria?

Jaqueline

Não mudaria nada no traçado, ele me satisfaz. Com certeza modernizaria o paddock. E deixaria pra fechar o calendário, invertendo com Abu Dhabi.

Júnior

Apesar de o atual traçado estar mais adequado às exigências da Fórmula 1 moderna, eu com certeza ressuscitaria o velho traçado, talvez com algumas adaptações.

Hamilton ou Rosberg?

Jaqueline

Rosberg! Hamilton é um piloto excepcional, mas 3 campeonatos já estão de bom tamanho. Nico vem lutando e crescendo há anos, merece muito levar o título 2016.

Júnior

Considerando a qualidade de Hamilton, é notável o esforço que Rosberg está fazendo para se manter a frente no campeonato: não é para qualquer um. Acho que o alemão merece esse!

Com chuva no domingo ou sem?

Jaqueline

Com chuva, sempre! Mas nada de demora com Safety Car.

Júnior

Sem chuva! Mesmo com a emoção proporcionada pela chuva, uma corrida no seco faz bem para meus nervos de torcedor.

O Hamilton finalmente vencerá no Brasil?

Jaqueline

Ainda não será dessa vez. Apesar de boas chances, gostaria de ver o Nico no lugar mais alto do pódio.

Júnior

Há fortes indicativos de que sim, mas ainda creio num fator surpresa. Talvez seja bom que Hamilton não vença aqui, pelo menos por enquanto.

Há muita expectativa sobre a despedida de Massa, ele conseguirá um resultado razoável?

Jaqueline

Infelizmente acho difícil um bom resultado para Felipe. Esse ano não foi dos melhores para a Williams e o brasileiro deve alcançar no máximo um quinto lugar. É claro que seria ideal que ele subisse ao pódio, mas não vejo isso acontecendo no domingo.

Júnior

O brasileiro tem qualidade, mas não creio que o valor de sua despedida será refletido em resultado. Acredito que ele dará 200% de si nessa corrida, mas temos que reconhecer que o equipamento não favorece. Mas o que mais me alegraria ver seria Massa atrapalhar, de forma limpa, o Hamilton e dar o título a Rosberg (risos).

Interlagos patrocinou grandes momentos e grandes emoções, como a primeira Vitória de Senna do Brasil e a Vitória de Massa em 2008, você espera grandes emoções esse ano? Fale sobre.

Jaqueline

Sempre espero fortes emoções em Interlagos, independente de pilotos brasileiros. Vi 2 de meus mais queridos pilotos sendo campeões lá, Räikkönen (2007) e Button (2009). Espero uma grande briga entre as Mercedes e uma Ferrari completando o pódio.

Júnior

Interlagos é um lugar muito querido e significativo, uma pista completa e cheia de desafios. Não há dúvidas que o Autódromo José Carlos Pace receberá uma “panela de pressão” de emoções: Hamilton brigando pelo título, Rosberg tentando não errar, despedida de Massa. É um GP para entrar na história.

Qual sua expectativa com relação a RBR e Ferrari nesse GP?

Jaqueline

São a grande incógnita dessa temporada e serão mais uma vez em Interlagos. Você sempre imagina uma dobradinha da Mercedes mas nunca sabe quem estará no terceiro lugar. Verstappen está muito abusado e acredito que deva “penar” mais um pouco. Ricciardo já conquistou, merecidamente, o 3° lugar no México. Assim, espero Vettel ou Räikkönen completando o pódio. A Ferrari fez um trabalho bom esse ano, mas infelizmente o azar ainda persegue a equipe.

Júnior

Espero um desdobramento do México, principalmente com relação ao Vettel. A Ferrari deve ir pra cima com tudo e necessita ir para cima com tudo e mais um pouco. O menino Verstappen sempre tem algo para oferecer e seu “gênio engarrafado” deve fazer algumas peripécias.

O que é o GP do Brasil para você?

Jaqueline

É o fim de semana mais aguardado do calendário. É curtir o calor humano do brasileiro, ouvir os coros de “olê, olê, olê, olá…Senna, Senna” das arquibancadas. É vibrar com as inúmeras ultrapassagens e torcer pra que a chuva faça da corrida uma loteria. É ter a F1 toda pra você por um final de semana.

Júnior

É correr em casa! É olhar pela janela e ver um carro de Fórmula 1 a 300km/h. Exageros a parte, o GP do Brasil é icônico e tem suas ricas particularidades, como o “S do Senna”, que para mim é a parte mais fantástica do circuito. Indo lá ou não, eu espero ansioso e conto os dias para poder ver a largada.

ficha-jaque-pigatto ficha-junior-ribeiro