[GP BRASIL] Hamilton vence e a Mercedes é campeã!

Corrida de Verstappen, Vitória de Hamilton!

 

Por Júnior Ribeiro

 

O começo (Até a Volta 4)

A corrida começou sem incidentes e com Bottas fazendo uma boa largada, ultrapassando Vettel por fora. Verstappen também fez boa largada, ultrapassando Raikkonen, que retomaria a posição já na reta oposta. O início da corrida do holandês já era um prognóstico do que viria: agressividade e ousadia. Não demorou muito e ele já havia passado Raikkonen novamente e partido para cima de Vettel (as Ferrari estavam com pneus macios, mais duros que os outros 3 pilotos do primeiro pelotão).

Cena inusitada

Ainda nas primeiras voltas Vettel errou na saída da curva do lago e Raikkonen o ultrapassou, causando a primeira inversão nas posições dos ferraristas. Mais tarde, beneficiado pelo pitstop extremamente eficiente e adiantado, Vettel superaria o finlandês. Até aí, nada inusitado. No entanto, já na volta 35, vendo que o alemão não conseguia ultrapassar Bottas, a Ferrari fez a troca de posições entre seus pilotos, favorecendo Raikkonen, que após algum sacrifício ultrapassaria o compatriota, logrando mais tarde a última posição no pódio.

As Mercedes

Os vencedores do campeonato não tiveram vida fácil, nas voltas 19 e 20 fizeram sua troca por pneus médios, com Hamilton trocando por último. A partir desse momento começava a se delinear uma nova corrida: a corrida de Verstappen. Com rendimento superior ao campeão, Max começou a ampliar a vantagem, que precisava ser de 21s para que não houvesse ameaça na liderança. Não chegou a esse ponto, mas foi o suficiente para ficar bem próximo após a troca de pneu, o que lhe garantiu uma fácil ultrapassagem.

O Piloto do Dia

Como dito, Verstappen foi considerado o piloto da Corrida. Liderava com certa folga, tendendo a ampliar a diferença até que Ocon (na décima sexta posição) resolveu tentar ultrapassá-lo, causando uma colisão no “S do Senna”. Isso resultou na perda da posição para Hamilton, que mesmo mais lento, conseguiu assegurar a vitória. Ocon acabou punido com um “Stop and Go”.

Considerações Finais

O campeonato está terminando, faltando apenas a etapa de Abu Dhabi, daqui a duas semanas. Os títulos já estão consolidados, mas ainda temos emoção pela frente. Afinal, tivemos uma das melhores corridas do campeonato.