[GP Alemanha] Alemão na Alemanha

Deutschland, Deutschland über alles

por Júnior Ribeiro

Um dos hinos mais tocados na Fórmula 1, sem sombra de dúvidas, é o alemão. Afinal temos multicampeões como Michael Schumacher e Sebastian Vettel e temos agora a insuperável Mercedes, com seu multivencedor Nico Rosberg. E o campeonato de 2016 trouxe para o Grande Prêmio da Alemanha uma nova batalha. Com a recente primeira colocação de Lewis Hamilton na tabela, Nico assume grande pressão na prova disputada em casa e necessita vencer.

Deutschland, Deutschland über alles

Über alles in der Welt”.

(Alemanha, Alemanha acima de tudo,

acima de tudo no mundo – Trecho do Hino Nacional Alemão).

 Rosberg e Hamilton

            Para conseguir recuperar a ponta no campeonato, Rosberg já começou fazendo a lição de casa e largará na ponta no circuito de Hockenheim. Já no Q1 pudemos ver que as Mercedes tem tudo para fazer uma dobradinha, visto que se estabeleceram nas duas primeiras posições, mesmo usando compostos mais lentos. Era esperada uma estratégia agressiva no Q2, mas a equipe alemã mandou seus dois pilotos com pneus supermacios para a pista.

            Já no Q3, Nico assustou a todos, quando abortou sua volta rápida e foi para os boxes: problema eletrônico. O problema foi solucionado e o alemão partiu para sua única volta rápida – o suficiente para superar Hamilton. Lewis até abriu outra volta e chegou a fazer o melhor primeiro setor, mas não conseguiu manter os índices nos setores finais.

            Quem também fez um bom trabalho foi Nico Hülkenberg, que levou sua Force India à sétima posição, a frente de seu companheiro de equipe e das duas Williams. Wehrlein, piloto da Manor, fez seu trabalho e conquistou a 17ª posição, a frente de Rio Haryanto, que largará em 20º. Já Sebastian Vettel, que tantas vezes ouviu o hino alemão tocado por causa de si largará na sexta posição, atrás das duas RBR e de Kimi Räikkönen. O tetracampeão, que prometia dar dor de cabeça para a Mercedes vem sendo superado por Ricciardo e Räikkonen. No campeonato, o sexto colocado, Max Verstappen, aparece apenas 10 pontos atrás. Correr em casa parece ser uma boa oportunidade para Vettel, que necessita mostrar serviço à exigente Ferrari.

Vettel e Raikkonen

            As expectativas seguem firmes para a prova amanhã. Quem estará na frente no campeonato? Quem seguirá em terceiro? Já passamos da metade da temporada e a emoção só aumenta.

Alemanha 2016 Classificação