[GP Mônaco] Classificação

Bandeira vermelha, touro vermelho e sinal vermelho

 por Júnior Ribeiro

            Os fãs de Fórmula 1 podem ficar animados mais uma vez. Afinal, a supremacia da Mercedes está claramente ameaçada. Não podemos nos precipitar e dizer que o campeonato está ameaçado, mas podemos dizer que os resultados já não são tão previsíveis. Contando com as particularidades do mais do que clássico circuito monegasco, podemos vislumbrar o diferencial entre chassis, motores e pilotos. Vamos a uma breve análise.

Bandeiras Vermelhas

A Sauber de Felipe Nasr teve problemas no motor logo no início e causou a primeira bandeira vermelha. Já a promessa Verstappen ocasionou a segunda bandeira vermelha ao tocar a roda dianteira direita num guard rail, quebrar a suspensão e se chocar contra uma barreira de segurança.

Verstappen Bate

Verstappen se choca contra a barreira de proteção

 

Williams

Em circuitos de baixa a Williams geralmente demonstra a sua maior fraqueza e demonstrou mais uma vez. Agonizou no Q2 e não conseguiu desempenho suficiente para avançar. Contando com carros razoavelmente bons em circuitos com belas retas, os pilotos já vinham demonstrando pouco rendimento nos treinos livres.

McLaren

A McLaren continua com sua expansão e busca de retorno ao topo. Embora não seja digno dos seus 50 anos de história e de inúmeras conquistas, o avançar de Alonso para o Q3 é um claro sinal de evolução.

Ferrari

A Ferrari tem tomar muito cuidado para não se tornar a terceira força do campeonato como alguns já vem especulando. A equipe, promessa de desafio para este ano, ainda não encontrou um rendimento a altura da briga pelo campeonato e, embora esteja muito a frente da Williams em desempenho, corre o risco de ficar para trás. Por troca de câmbio, Raikkonen ainda perderá 5 posições.

 RBR, Mercedes & Homem de Ferro 2

Espero que entendam a referência…

RBR

Mesmo perdendo um de seus carros logo no início, o desempenho da RBR é louvável. Com claras suspeitas de ótimos resultados desde antes do início dos trabalhos, a equipe mostrou a que veio e destronou, ao menos momentaneamente, a favorita. A intenção é repetir o feito do último final de semana, dessa vez com Ricciardo, e considerando a dificuldade de ultrapassagem nesse circuito, a possibilidade é plausível.

Mercedes

Ainda não motivo para desespero, mas é preciso acender a luz amarela. Embora sua superioridade ainda seja conhecida e temida, ela já não é considerada imbatível e isso gera um enorme efeito psicológico. O final de semana ainda não acabou e logicamente ter os carros de Rosberg e Hamilton roncando atrás de si não deve ser muito agradável, ainda mais numa pista tão apertada e suscetível a erros.

Homem de Ferro

tonystark

No filme Homem de Ferro 2, o vilão Ivan Vanko invade uma corrida que Tony Stark participava, curiosamente em Mônaco. Deflagrando horror e faíscas, Vanko representa uma séria ameaça contra Stark, mesmo vestido em sua gloriosa armadura. Apesar da vitória de Stark sobre si, Ivan Vanko mantém um sorriso vitorioso. Mais tarde nesse mesmo filme ele destila uma de suas célebres falas ao rogar para si uma suposta vitória: Se você fizer deus sangrar, as pessoas deixarão de acreditar nele. Haverá sangue na água e os tubarões virão. Tudo que eu preciso fazer é sentar aqui e assistir ao mundo te consumir.

“Se você faz deus sangrar, as pessoas deixarão de acreditar nele”. Ivan Vanko

 Confira abaixo o resultado da Classificação

Mônaco 2016 Classificação

O que vocês esperam da corrida?