[GP México] Sem subir ao pódio, Hamilton é penta-campeão!

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Sebastian Vettel tentou até a última volta, mas não era mais possível adiar o inadiável: Lewis Hamilton conquistou seu quinto campeonato mundial. O México deu trabalho ao inglês, que sofreu muito com o desgaste de pneus, mas isso não permitiu a virada de Vettel, também dificultada pela incrível corrida de Max Verstappen.

Hamilton largou bem e, junto a Verstappen, deixaram Ricciardo para trás. Vettel logo entrou na briga também, mas Verstappen tomou a liderança e venceu tranquilamente, sem ser ameaçado em nenhum momento. Ricciardo, que vinha fazendo uma boa prova e tinha a terceira colocação, teve problemas mais uma vez e foi obrigado a abandonar ao final da prova. A expectativa da Pirelli era de apenas 1 parada, mas dentre os 6 principais pilotos, apenas Ricciardo e Räikkönen ficaram com 1 troca, enquanto os líderes realizaram 2 paradas cada.

Hamilton apenas precisava chegar entre os 7 primeiros para terminar o campeonato, independente da posição de Vettel. Com muitos problemas com os pneus, o inglês conseguiu completar a prova apenas na quarta posição, mas foi o suficiente. Mesmo se Vettel ultrapassasse Verstappen para ficar na liderança, não seria o bastante. Com o abandono de Ricciardo, Räikkönen completou o pódio.

Com isso, as duas últimas corridas restantes do calendário, Brasil e Abu Dhabi, deixam os pilotos livres de qualquer pressão para fazerem a corrida que quiserem. As atenções devem estar mais voltadas à despedida de Fernando Alonso da categoria, e também à novatos como Leclerc e Gasly que estarão em equipes de ponta no próximo ano.

Quanto a Verstappen, será que o holandês ameaça o reinado de Hamilton? Ou devemos esperar mais um ano de briga com Vettel em 2019? Confira abaixo o resultado completo do GP do México.