[GP Malásia – classificação] Mais uma vez, azar de Vettel, vitória de Hamilton

por Jaqueline Trevisan Pigatto

O último GP da Malásia chegou como sempre: chuva pelos treinos livres, bandeiras vermelhas e atrasos. Hamilton tentando se consolidar na liderança do campeonato, enquanto a Ferrari ainda busca esquecer o último final de semana em Cingapura. 

Sem chuva, o Q1 viu a luta de Sebastian Vettel para se garantir no Q2. O alemão teve um problema no motor restando 6 minutos para encerrar a sessão, quando ainda estava sem tempo de volta definido. Hamilton liderava e a Ferrari de Kimi Räikkönen tinha o 4° tempo.  Mesmo com a equipe trabalhando no carro de Vettel, não deu tempo, e a equipe italiana viu mais uma derrota logo no início do fim de semana na Malásia. Assim, ficaram de fora do Q2:  Grosjean, Magnussen, Wehrlein, Ericsson e Vettel.

Um novo recorde da pista foi estabelecido por Hamilton logo no início da segunda sessão: 1m31.009s. Mas em seguida, a única Ferrari restante o bateu, Räikkönen marcou 1m30.926s. Dava pra ver que seria uma boa briga pela pole. Ao final do Q2, o tempo mais rápido foi de Bottas, com Kimi em 2° e Verstappen em 3°, seguido de Hamilton em 4°. Foram eliminados: Massa, Palmer, Stroll, Sainz e o novato Gasly, que substitui Kvyat na STR.

De pneus super-macios, os pilotos fizeram um Q3 sem qualquer problema. Por muito pouco, Räikkönen não tira a pole de Lewis Hamilton. Foi a pole de número 70 da carreira do inglês. O aniversariante do dia, Max Verstappen, ficou com a terceira posição. Abaixo você confere o grid completo de largada. O GP da Malásia começa às 4h da madrugada, com horário alternativo pelos canais Sportv às 8h da manhã.