[GP Japão] A sorte continua sorrindo para Lewis Hamilton

 

por Jaqueline Trevisan Pigatto

O campeonato continua excelente para Lewis Hamilton, enquanto a Ferrari enfrenta uma maré de azar cada vez mais dramática. O GP em Suzuka foi repleto de emoções nas primeiras voltas, mas o restante da corrida deixou a desejar.

Quem começou surpreendendo foi o menino Max Verstappen, que ultrapassou Vettel já na primeira volta. Hamilton largou tranquilamente, mantendo a liderança na maior parte da prova. Já na segunda volta, o Safety Car fez uma aparição para lidar com a batida de Carlos Sainz Jr, que rodou sozinho em sua despedida da STR. O espanhol assume o lugar de Palmer, na Renault, já no próximo GP.

Vettel, com problema na vela do motor, foi obrigado a abandonar na quinta volta, após sofrer sucessivas ultrapassagens. Mantendo uma calma incrível, o piloto praticamente entrega o título da temporada à Lewis Hamilton. Uma pena para o próprio campeonato.

As Force India tiveram um desempenho de destaque, assim como Palmer (em seu último GP) e o novato Gasly. Apesar da monotonia nas primeiras colocações, Suzuka trouxe boas brigas no pelotão intermediário, facilitadas e maximizadas pelas curvas de alta velocidade.

Mesmo sem Vettel no caminho, a Mercedes ainda fez jogo de equipe para Hamilton ampliar a vantagem da liderança sobre Verstappen, sua única possível ameaça, graças ao escudeiro Valtteri Bottas.

As últimas 2 voltas foram emocionantes: Verstappen a menos de 1 segundo de Hamilton, brigando pela liderança, enquanto Bottas perseguia Ricciardo pelo terceiro lugar. Apesar da tensão, as posições se mantiveram.

Abaixo você confere como terminou o GP do Japão e como ficou o campeonato de pilotos.

RESULTADO CORRIDA

1 Hamilton
2 Verstappen
3 Ricciardo
4 Bottas
5 Räikkönen
6 Ocon
7 Perez
8 Magnussen
9 Grosjean
10 Massa
11 Alonso
12 Palmer
13 Gasly
14 Vandoorne
15 Wehrlein
Fora – Stroll
Fora – Hulkenberg
Fora – Ericsson
Fora – Vettel
Fora – Sainz

OS 10 PRIMEIROS NA CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PILOTOS

1 Hamilton 306
2 Vettel 247
3 Bottas 234
4 Ricciardo 192
5 Räikkönen 148
6 Verstappen 111
7 Perez 82
8 Ocon 65
9 Sainz 48
10 Hulkenberg 34