[GP Inglaterra – classificação] Começa a festa na casa de Hamilton

por Jaqueline Trevisan Pigatto

O Q1 começou debaixo de uma leve chuva, que obrigou os carros a utilizarem pneus intermediários. Daniel Ricciardo liderava na casa de 1:42m quando seu carro apagou, fazendo com que o australiano abandonasse o treino. Seu problema ainda causou uma bandeira vermelha que paralisou o Q1 rapidamente.

A chuva diminuiu assim como os tempos. Alonso, que estava na última posição, arriscou pneus de pista seca super macios, abrindo a volta no último segundo do cronômetro. O espanhol deu uma volta arrasadora e conquistou o melhor tempo, terminando o Q1 na frente. Foram eliminados Stroll, Magnussen, Wehrlein, Ericsson e Ricciardo.

Já o Q2 ocorreu normalmente. Alonso e Massa foram eliminados, mas a McLaren de Vandoorne conseguiu ir para o Q3. Foi a primeira vez que o novato superou Alonso em um classificação. Hamilton liderou, seguido por Verstappen e Bottas. Os que ficaram de fora da briga pela pole foram Palmer, Kvyat, Alonso, Sainz e Massa.

O Q3 foi disputado, mas acabou com o dono da casa e vice-líder do campeonato na pole. Hamilton fez a alegria dos fãs ingleses que lotaram Silverstone. As Ferraris de Räikkönen e Vettel completam as 3 primeiras posições. Verstappen, que ficou com o 5° tempo, largará em 4° pela punição de Bottas. Abaixo você confere como terminou a classificação (clique para ampliar).