[GP Hungria] Classificação: muita chuva e Nico Rosberg na frente

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Rosberg

A chuva protagonizou o início de uma das mais longas classificações, com o provavelmente maior Q1 que a F1 já viu. Após os atrasos causados pela forte chuva, com a pista secando, mais bandeiras vermelhas foram necessárias por batidas de Ericsson, Massa e Haryanto. Massa que já não vem em um bom momento, está com o futuro cada vez mais ameaçado na categoria. Fortes boatos indicam que Jenson Button toma o lugar de Massa na Williams em 2017. Por outro lado, Felipe Nasr mostrou mais uma vez que só precisa de um bom carro. O piloto da Sauber chegou a ter o melhor tempo ao final do Q1, enquanto a pista secava, e avançou para o Q2.

6b02b950-9d9d-4c8a-b5b3-dc7ad768f478_800

Um show a parte é dos câmeras da FOM, que gera a transmissão de imagens da F1. Eles sempre trazem os melhores momentos, detalhes em slow motion (câmera lenta), etc., mas na chuva o trabalho fica bem mais bonito. E estão inovando cada vez mais nos takes, com câmeras nos lugares mais surpreendentes.

55aa40b1-e0fa-4a01-8ea4-41b1c9ba8add_800

Durante o Q2, houve novamente a exclusão de voltas onde os pilotos ultrapassavam os limites da pista, o que acontecia muito nas curvas 4 e 11. Mas diferente da Inglaterra, dessa vez não houve polêmicas. A loteria de tempos e eliminações foi exclusivamente consequência da chuva e da pista que não secava por completo, o que trouxe desde os pneus de chuva (faixa azul), intermediários (faixa verde) e slicks (faixa vermelha).

73cb4301-82ff-484a-a018-a2c0bace6e23_800

As McLarens tiveram um bom sábado, já que pela primeira vez tanto Button quanto Alonso foram juntos para o Q3. Quem decepcionou foi Räikkönen, que ficou no Q2. Com a pista já praticamente seca, os tempos baixaram na casa de 1m20s, e quando as quase 2 horas de classificação pareciam se resumir ao mesmo resultado de sempre com Hamilton na pole, uma rodada de Alonso prejudicou a volta do inglês, permitindo a Rosberg marcar uma volta melhor, com 1m19s.

A disputa do 1 ponto entre Hamilton e Rosberg promete esquentar novamente amanhã. E atrás deles, tem RBRs, Sebastian Vettel e até as McLarens entre os 10 primeiros. Confira abaixo o grid, que larga às 9h, horário de Brasília:

grid