[GP Espanha] Hamilton x Vettel

por Jaqueline Trevisan Pigatto

A briga pelo campeonato esquentou hoje, no que foi uma das mais (se não a mais) emocionante das corridas até aqui.

A largada por si só já foi bem intensa: Bottas tocou em Räikkönen, que tocou em Verstappen. O piloto da Mercedes prosseguiu, mas foi fim de corrida para Kimi e o menino Max. Enquanto isso, Vettel fez uma belíssima saída e assumiu a ponta, deixando Hamilton na segunda posição.

A impressão era de que a corrida seguiria tediosa, com Vettel, Hamilton e Bottas trocando de posições entre si apenas nas paradas nos boxes. Mas para a felicidade geral de todos, não foi o que aconteceu. Enquanto os líderes se mantinham, tivemos brigas e toques lá atrás, como a saída dos boxes entre Sainz e Magnussen, e o toque de Vandoorne em Massa (que tirou a McLaren da corrida).

A disputa entre os três primeiros esquentou, com Vettel fazendo maravilhosas ultrapassagens quando Hamilton ficava na frente. Inesperadamente, o motor de Bottas não aguentou e o 3° lugar caiu no colo de Ricciardo.

Outros destaques ficaram por conta das Force India, a Renault de Hulkenberg e a Sauber de Werhlein (ainda que este último tenha sofrido uma punição de 5 segundos). Alonso, que criou tanta expectativa no sábado, infelizmente nem conseguiu pontuar hoje.

Vettel mantinha a ponta, quando na volta 44 (sim, o número dele), Hamilton ultrapassou fácil com a ajuda da asa móvel. Após uma bela disputa, o inglês levou a melhor, mas o alemão consegue manter a liderança do campeonato. Confira abaixo como terminou o GP da Espanha e como está a classificação geral. A próxima corrida é daqui 2 semanas, em Mônaco!