[GP China] Etapa 3: um surpreendente Ricciardo ressurge

por Jaqueline Trevisan Pigatto

O que tinha tudo para ser mais uma briga entre Ferrari e Mercedes acabou sendo uma grande vitória para outra equipe e outro piloto: a RBR e Daniel Ricciardo voltaram!

Lewis Hamilton havia liderado os dois primeiros treinos livres, com Kimi Räikkönen logo atrás. Já no terceiro treino, Vettel liderou, também seguido pelo finlandês. O resultado se repetiu no treino classificatório. Hamilton começava a ver a provável terceira vitória de seu rival na terceira corrida do ano.

Já ficou bem claro que a Mercedes vai ter que lutar muito nessa temporada para alcançar a Ferrari. Nessa etapa, a solução foi recorrer a uma nova estratégia de paradas. Hamilton deixou a desejar, na verdade parece que ainda não entrou pra valer no campeonato. Já Bottas, que mal apareceu na Austrália, agora vem mostrando serviço (seu contrato com a Mercedes se encerra esse ano) e sendo uma ameaça real não só para a Ferrari, mas como para seu próprio parceiro de equipe.

Enquanto isso, a RBR não chegava a ser uma grande ameaça, a não ser por Verstappen que assusta qualquer um no grid. O garoto imprevisível fez hoje uma bela largada e sem erros. Mais tarde, ele e Hamilton tiveram uma nova tensão, assim como já ocorreu no Bahrein. Mas Daniel Ricciardo finalmente trouxe bons resultados, com destaque para uma ultrapassagem incrível sobre Hamilton na segunda metade da prova. O australiano entregou uma ótima performance após a segunda parada, alcançando a liderança.  As STR se tocaram e causaram uma bandeira amarela com entrada do Safety Car, o que ajudou em várias paradas de alguns pilotos, Ricciardo inclusive. Além disso, a relargada deu um novo gás na prova, que estava um tanto monótona.

A prova se encaminhava para o final quando Verstappen atacou novamente: tocou em Vettel na tentativa de uma ultrapassagem, jogando o alemão para o 7° lugar. O piloto da RBR foi punido recebendo 10s ao seu tempo final de prova.

O GP da China tinha tudo para ser um grande fim de semana da Ferrari, mas acabou trazendo o melhor para o campeonato: mais competitividade e “novos” pilotos na disputa. A RBR não ficou para trás!

Abaixo você confere como terminou a prova. A próxima etapa é no Azerbaijão, dia 29 de abril.

1 Ricciardo

2 Bottas

3 Räikkönen

4 Hamilton

5 Verstappen

6 Hulkenberg

7 Alonso

8 Vettel

9 Sainz

10 Magnussen

11 Ocon

12 Perez

13 Vandoorne

14 Stroll

15 Sirotkin

16 Ericsson

17 Grosjean

18 Gasly

19 Leclerc

Não completou: Hartley