[GP Brasil] Vitória de Vettel, comemoração de Massa

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Não foram apenas Sebastian Vettel e Lewis Hamilton que brilharam no GP do Brasil. A corrida fantástica do novo tetracampeão e a vitória do alemão foram, em grande parte, ofuscadas pela despedida e grande corrida do brasileiro Felipe Massa.

Já na largada, Vettel tomou a liderança de Bottas. Grosjean e Ocon se tocaram, tirando a Force India da corrida. Ricciardo também rodou mas retornou à pista. O Safety Car foi acionado, o que ajudou Hamilton a se aproximar do pelotão. Grosjean levou uma punição de 10 segundos pela batida. Vandoorne e Magnussen também saíram.

Alonso e Massa foram destaque, brigando a corrida toda entre as quinta e sétima posições. Enquanto isso, Hamilton passava facilmente todos os carros. Vettel liderou a maior parte do GP, seguido por Bottas e Räikkönen, mas Hamilton era uma ameaça constante.

Nas voltas 29 e 30, os líderes fizeram suas trocas de pneus, mas Hamilton aguentou por mais um tempo na pista. Com a liderança provisória, o inglês só foi para o pit stop na volta 44, colocando os super-macios que lhe possibilitariam uma briga real pelo pódio.

Ultrapassando Verstappen que estava em 4°, o inglês ameaçou Räikkönen fortemente nas últimas voltas, mas a resistência do finlandês venceu. Vettel recebeu a bandeirada e conquistou o vice-campeonato.

Em uma despedida muito melhor, em termos de corrida, do que a do ano passado, Massa terminou em 7°, a frente de Alonso e atrás apenas dos grandes: as duas Ferraris, as duas Mercedes e as duas RBR.

Abaixo você confere como terminou a corrida em Interlagos. O último GP da temporada acontece daqui 2 semanas, em Abu Dhabi.