[GP Bélgica] Retorno com vitória de Vettel

por Jaqueline Trevisan Pigatto

A F1 voltou das férias com um pouco de ação e mais uma boa disputa entre Vettel e Hamilton. Hoje, o alemão levou a melhor, mas ainda segue atrás do inglês pela liderança do campeonato.

A largada foi sem dúvidas o ponto alto do GP da Bélgica. Nico Hulkenberg parece ter se perdido na freada e atingiu em cheio Fernando Alonso, que por sua vez voou por cima de LeClerc. O novato podia ter se saído bem pior do acidente se não fosse pelo Halo, mas ninguém ficou ferido. Räikkönen e Ricciardo também se tocaram e, ainda que tentassem retornar a corrida, o rendimento não era mais o mesmo. Já eram 5 carros fora do GP.

Porém, antes da entrada do Safety Car, Vettel (que largava em segundo) fez uma belíssima ultrapassagem sobre Hamilton, liderando então a prova de ponta a ponta. Bottas, que largou do fundo do grid por troca da unidade de potência, fez uma boa corrida de recuperação, terminando em 4°.

Um dos maiores destaques do fim de semana, no entanto, foi a velha nova equipe Racing Point Force India. Agora pertencendo ao pai de Lance Stroll, os carros de Perez e Ocon fizeram uma grande corrida, além de já terem largado nas terceira e quarta posições. Ao que tudo indica, Stroll trocará a Williams pela equipe do pai no GP de Cingapura ou no GP dos EUA, deixando sua vaga possivelmente para Robert Kubica. Ainda sem confirmação oficial, seu carro na Racing Point será o de Ocon, que iria para McLaren terminar a temporada ao lado de Alonso.

Enquanto isso, com a vitória de hoje Vettel diminui a vantagem de Hamilton para 17 pontos. A Ferrari vai assim animada e esperançosa para casa, já que o próximo GP em Monza é nesse próximo final de semana. Confira a seguir o resultado final de Spa e a tabela atualizada do campeonato de pilotos.