[GP Bahrein] Classificação surpreendente traz a primeira pole de Valtteri Bottas

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Enquanto todos esperavam o início do desempate entre Hamilton e Vettel, a briga ganhou um terceiro piloto que sai na frente dos líderes no domingo: o finlandês Valtteri Bottas.

O Q1 finalmente trouxe Hamilton de volta ao topo, após alguns resultados ruins do inglês nos treinos livres. Mas a Mercedes estava bem ameaçada não só pelas Ferrari, como sempre, mas também por Max Verstappen, que fez o melhor tempo no último treino livre e fechou o Q1 colado em Lewis, com uma diferença de 0.090.

A novidade ficou por conta de Wehrlein, que faz seu retorno à Sauber nesse final de semana e já conseguiu avançar para o Q2. Carlos Sainz teve um apagão do carro após a bandeirada final do Q1, sendo obrigado a encostar o carro e causar uma rápida bandeira amarela. O espanhol vinha fazendo um bom trabalho, tendo marcado o melhor tempo no primeiro setor da pista. Ao fim do Q1, ficaram de fora, além de Sainz, Vandoorne, Perez, Ericsson e Magnussen.

Fernando Alonso passou no limite para o Q2, mas não tentou ir além. O bicampeão deixou o carro no pit e se conformou com o 15° lugar para a largada. Sem surpresas, Hamilton manteve a ponta, seguido por Bottas, Vettel e Räikkönen. Dessa vez, Verstappen ficou com o 6° tempo. Foram eliminados da disputa pela pole Kvyat, Stroll, Wehrlein, Ocon e Alonso.

E então veio o Q3, com os tempos cada vez mais baixos, atingido a casa de 1:28s. Bottas e Ricciardo chegaram a assumir a ponta nos primeiros 5 minutos da sessão, mas logo Hamilton retomou seu lugar de costume. Havia certa expectativa de uma surpresa por parte de Verstappen, mas no último minuto, o que ninguém esperava: Bottas superou seu companheiro e marcou sua primeira pole da carreira! O finlandês brilha no fim de semana de desempate entre Hamilton e Vettel (2° e 3° para a largada), aumentando ainda mais as expectativas para a corrida. Independente do resultado de amanhã, Bottas merece esse grande momento de sua carreira.

Confira abaixo como ficou o grid de largada para o GP do Bahrein, que começa 12h, horário de Brasília.