[GP Azerbaijão] A sorte no retorno de Hamilton

por Jaqueline Trevisan Pigatto

O GP de Baku de 2018 deve ser um daqueles memoráveis. Sem dúvida a melhor corrida até aqui, contou com inúmeras brigas e batidas que culminaram na recuperação de Hamilton: sua primeira vitória na temporada e a liderança do campeonato, ainda que apenas 4 pontos a frente de Vettel.

Mas o que vai ficar lembrado desse GP é a briga das RBR. Disputando a todo momento as quarta e quinta posições, Ricciardo e Verstappen deixaram a corrida ao seu final, quando o australiano encheu a traseira do garoto Max numa tentativa de ultrapassagem. Foi a oportunidade perfeita para trazer Räikkönen de volta aos líderes (o finlandês estava em sexto) e abrir terreno para a briga dos grandes: Bottas liderava, seguido por Vettel, Hamilton e então Kimi.

O alemão da Ferrari havia liderado a maior parte da corrida, mas a Mercedes parecia ter feito a melhor estratégia. Hamilton, embora enfrentando alguns errinhos, não deixava as primeiras colocações mas também não ameaçava. O suspense para a relargada era grande, até que Grosjean acertou o muro sozinho e atrasou mais ainda o final da corrida.

Após muita espera, Bottas teve o azar de furar um pneu e sair de Baku sem pontuar. Hamilton assumiu a ponta após um erro de Vettel, que acabou em quarto ultrapassado por um surpreendente Sergio Perez. A festa na Force India estava garantida.

Do pelotão intermediário, quem também comemorou foi o novato Charles Leclerc, da Sauber, que terminou a prova na sexta colocação e foi eleito o piloto do dia pelos fãs. A Renault também fez uma grande corrida, com Sainz e Hulkenberg disputando posições com as RBR no início da prova. Infelizmente o alemão não teve tanta sorte e acabou abandonando.

Assim, a RBR deixa Baku sendo o centro das atenções em um clima muito tenso. Enquanto isso, Hamilton desfruta de uma talvez breve liderança do campeonato, já que apenas 4 pontos o separam de Sebastian Vettel. A próxima corrida é na Espanha em duas semanas.

RESULTADO DO GP

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PILOTOS