[GP Áustria] E deu Mercedes… com Valtteri Bottas!

 

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Em corrida monótona, Bottas faz seu trabalho e conquista sua segunda vitória no ano.

A maioria dos pilotos começou o GP com pneus ultra-macios. Hamilton foi um dos poucos que inverteu a estratégia, começando com os super-macios e trocando para os de faixa roxa na segunda metade da corrida.

A largada trouxe a única ação do dia, com Kvyat provocando uma batida em Alonso, que por sua vez acertou Verstappen. Decepção para a grande torcida do holandês presente em Spielberg.

Além disso, a largada trouxe dúvida quanto a Bottas: sua perfeição foi tanta ao sair logo que as luzes vermelhas se apagaram, que Vettel levantou a suspeita de que o finlandês teria queimado. Uma investigação mostrou que não houve irregularidade e a corrida prosseguiu normalmente.

Daí em diante os protagonistas foram os pneus, que mesmo com alto desgaste, chegaram a durar por muitas voltas. Hamilton não deu tanta sorte na estratégia e sua luta pelo pódio rendeu um quarto lugar. Vettel também fez sua parte, tentou arduamente a vitória nas últimas voltas, quando finalmente alcançou Bottas, mas não conseguiu. Ao menos mantém a liderança do campeonato. Ricciardo se mostrou muito forte mais uma vez e garantiu o terceiro lugar.

As Williams deram sorte com o acidente na primeira volta e ganharam cerca de 8 posições. Massa não conseguiu superar as Force India, mas conseguiu pontuar. Quem teve destaque também foi Grosjean, que se manteve no pelotão do meio, logo depois dos líderes, durante toda a corrida.

Confira abaixo como terminou o GP austríaco e como está a classificação do campeonato. O próximo GP já é domingo que vem, em Silverstone, na Inglaterra.

Campeonato de Pilotos:

POSIÇÃO

PILOTO

PONTOS

1

Sebastian Vettel

171

2

Lewis Hamilton

151

3

Valtteri Bottas

136

4

Daniel Ricciardo

107

5

Kimi Raikkonen

83

6

Sergio Perez

50

7

Max Verstappen

45

8

Esteban Ocon

39

9

Carlos Sainz

29

10

Felipe Massa

22

11

Lance Stroll

18

12

Nico Hulkenberg

18

13

Romain Grosjean

18

14

Kevin Magnussen

11

15

Pascal Wehrlein

5

16

Daniil Kvyat

4

17

Fernando Alonso

2

18

Jolyon Palmer

0

19

Marcus Ericsson

0

20

Stoffel Vandoorne

0

21

Antonio Giovinazzi

0