[GP Áustria] Corrida: estratégia e desespero

Mercedes, RBR, Ferrari e Manor!

por Júnior Ribeiro

Uma corrida marcada por erros e acertos de estratégia, resistência de pneus e disputa muito forte. As surpresas começaram no grid, quando, devido às punições de Vettel e Rosberg, Hulkenberg e Button largaram em segundo e terceiro respectivamente. Button demonstrou qualidade e largou bem, conquistando a segunda posição. A McLaren número 22 permaneceria em segundo lugar por seis voltas, antes começar a sofrer algumas ultrapassagens. Já o rendimento de Hulkenberg não foi o esperado e ele sofreu consecutivas ultrapassagens desde o início. Felipe Massa largou dos boxes, pois teve que substituir o bico de seu carro, que estava avariado.

Ferrari

Muito era esperado das Ferrari, visto que partiram para a corrida com uma estratégia de pneus diferente. A escuderia havia marcado os melhores tempos do Q2 com pneus supermacios, em detrimento dos ultramacios. E foi justamente o pneu que tirou Vettel da disputa, pois o pneu traseiro direito sucumbiu na reta de largada e causou o único Safety Car da corrida. Räikkönen permaneceria na corrida, mantendo um rendimento razoável, o que acabou conduzindo-o ao pódio no final da corrida.

Nasr e Massa

Os brasileiros foram heróis com desfechos similares e igualmente indesejáveis. Nasr largou na última posição do grid e Massa largou dos boxes, mas ambos figuraram na zona de pontuação em boa parte da corrida. Nasr inclusive conseguiu resistir firmemente, mesmo com pneu extremamente desgastado, dos ataques Button. Massa parecia ter um destino certo na zona de pontuação, mas após a segunda parada ficou nas posições finais e acabou abandonando mais uma corrida na temporada. Apesar de não pontuar, o resultado de Nasr é mais positivo e pode ser um diferencial nessa fase de negociações.

Wehrlein

O piloto da Manor já vinha mostrando um bom desempenho no final de semana e largou da décima segunda posição. Impulsionado por motor Mercedes, os favoritos num circuito de alta, Wehrlein chegou a inclusive pressionar Valtteri Bottas no final da corrida. Com a saída de Perez na última volta, a promessa alemã conquistou mais uma posição e conseguiu levar a nanica até o TOP 10 e conquistou seu primeiro ponto na categoria.

Wehrlein

Pascal Wehrlein marca seu primeiro ponto na Fórmula 1 e faz a nanica Manor pontuar pela primeira vez no campeonato

Mercedes, chuva e pneus…

A ousadia na estratégia da Mercedes pôs sob ameaça a vitória de Lewis Hamilton. Contando coma eminente chuva, a troca de pneus do britânico foi atrasada para que ele tivesse vantagem, enquanto isso Rosberg, que tinha feito sua troca, diminuía preciosos segundos na diferença entre os dois. A chuva não viria e a troca parecia ter sido feita tarde demais. Com 11 voltas de diferença entre as paradas, Rosberg conseguia assumir a ponta da corrida. Muito se falava da capacidade de resistir a tantas voltas sem mais uma parada, o que beneficiaria Hamilton e lhe devolveria a chance de vitória. Finalmente, faltando quinze voltas, Hamilton colocou novamente os pneus macios e Rosberg colocou os pneus supermacios. Questionada, a equipe disse para Hamilton que a escolha parecia melhor para ele, apesar de serem pneus teoricamente mais lentos. E a equipe dizia a verdade: Hamilton começou a caçada a Nico e carregou para a última volta o ponto alto da corrida.

Hamilton forçou uma ultrapassagem por fora e Nico Rosberg aparentemente não conseguiu frear a ponto de não colidir, pior para o alemão. Com a asa quebrada, ele viu a briga pela vitória escapar, além das duas posições restantes no pódio, que ficaram com Verstappen e Räikkönen.

Colisão entre Mercedes

Colisão entre Mercedes

Punições

Grosjean e Hulkenberg foram punidos com 5s, por excesso de velocidade no pitlane. Já Magnussen foi também punido por mudar mais de uma vez de direção ao quase ser ultrapassado por Wehrlein.

Confira abaixo o resultado final dessa emocionante corrida, que trouxe entre as suas surpresas, o bom desempenho do grande Jenson Button.

Áustria 2016 Corrida

Veja como ficou o campeonato

Áustria 2016 Driver Standings