[GP Áustria] A sorte dos holandeses

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Provavelmente, os únicos que esperavam esse resultado do GP da Áustria eram os muitos holandeses que lotaram as arquibancadas e gramados da casa da RBR. Nem Mercedes e talvez nem mesmo a Ferrari imaginaram que Bottas e Hamilton não completariam a prova e que Vettel retomaria a liderança do campeonato de pilotos, enquanto que a escuderia italiana assumiria a liderança do campeonato de construtores.

Bottas perdeu a ponta logo na largada, com Hamilton assumindo a liderança. Räikkönen bem que tentou passar pelas Mercedes, mas não conseguiu. Vettel ficava para trás e parecia que as RBR tinham grande vantagem sobre as Ferraris. 

A primeira quebra foi de Hulkenberg e, pouco tempo depois, a surpreendente parada do carro de Bottas. Com bandeira amarela, os líderes aproveitaram para realizar a primeira troca de pneus, exceto Hamilton, cuja estratégia errada da Mercedes o fez parar mais tarde e voltar na quarta posição. Com isso, Max Verstappen assumiu a liderança e soube manter o posto até o final, apenas ameaçado por Räikkönen nas últimas voltas.

O aniversariante do dia, Daniel Ricciardo, também não deu sorte e abandonou a prova devido a quebra do seu motor Renault. Mas a maior surpresa ficou para a parte final da corrida: o azar da Mercedes ficou completo com a quebra de Hamilton. Desse modo, sem pontuar, o inglês perdeu a liderança do campeonato para Vettel, por 1 ponto de diferença mais uma vez, evidenciando o forte equilíbrio dessa temporada.

Outro destaque fica por conta de Fernando Alonso, que largou dos boxes e terminou a prova na oitava posição. Romain Grosjean também entregou um resultado surpreendente, terminando em quarto.

A diferença entre os líderes só vai durar uma semana, pois já no próximo domingo (8) acontece o GP da Inglaterra. Abaixo você confere o resultado completo do GP da Áustria e a pontuação do campeonato de pilotos.