[GP AUSTRÁLIA] Expectativas, Frustrações e Mais Expectativas

O que esse GP nos disse e o que esse campeonato tem a nos dizer?

 

por Júnior Ribeiro

 

Começo de Ano

O brasileiro costuma dizer que o ano só se inicia após o carnaval, mas para o fã de Fórmula 1 o ano só começa de fato após o apagar das luzes do primeiro GP. Portanto, Feliz Ano Novo!

 Os treinos do início do ano e os treinos livres davam um indicativo favorável à Ferrari, que prometia ao menos emparelhar com a Mercedes, mas o que foi visto foi uma superioridade da equipe alemã que impressionou a todos. O que era uma grande expectativa se tornou medo repentinamente: “e se a Mercedes estiver realmente tão mais rápida?”. A esperança agora gira em torno das peculiaridades do circuito de Melbourne que podem ter exclusivamente supervalorizado as características dos carros de Bottas e Hamilton.

A Corrida

O Dia de Bottas – O Piloto do Dia

Mais uma surpresa! Bottas largou melhor e se lançou para a ponta, superando por muito todos os oponentes, inclusive o imbatível Hamilton. Numa estratégia no mínimo questionável, Vettel adiantou sua parada, o que foi prontamente respondido por uma estratégia igualmente questionável da Mercedes ao trazer Hamilton para os boxes na volta seguinte. Com os oponentes mais fortes fora do páreo, Bottas fez a que ele mesmo considerou como sendo a melhor corrida de sua vida. Com sequências de voltas mais rápidas, seu desempenho manteve-se impecável até o fim, cravando a melhor volta na penúltima volta, o que lhe garantiu mais um ponto.

 

Mamma mia

A Ferrari no teve um desempenho ainda pior do que poderia sugerir a Classificação, com Vettel tendo um ritmo fraco durante toda prova, sendo inclusive ameaçado por Leclerc, que diminuiu o ritmo para não ultrapassar o tetracampeão.

Verstappen e Casamento de RBR com Honda

Verstappen fez uma corrida muito digna, ameaçando severamente o segundo lugar de Hamilton, mas o pentacampeão demonstrou que não seria uma presa fácil e segurou a posição. O desempenho do holandês tornou mais clara a mudança na filosofia dos carros da RBR, que passaram a visar maior velocidade de reta. Além do mais, mostra que as Unidades de Potência da Honda superaram seus problemas do passado e finalmente encontraram o caminho para a perfeição.

Novas expectativas

A próxima corrida será no dia 31 de março, às12h10min, no Bahrein. Com características totalmente diferentes do circuito de Albert Park, o circuito de Sakhir desperta novamente os ânimos dos torcedores. Será que a Mercedes demonstrará novamente uma surpreendente superioridade ou as previsões sobre a Ferrari falharam apenas na Austrália?

O Bolão

Menos de 3% dos apostadores acertaram o vencedor da prova, o que demonstra o quão inesperado era o desempenho de Bottas. Dos três maiores pontuadores, apenas o terceiro colocado havia apostado no finlandês. Com relação a volta mais rápida, apenas 17 apostadores criam que ela seria marcada pelo número 77.