[GP Abu Dhabi – classificação] Bottas faz a última pole do ano

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Chegamos ao luxuoso circuito de Yas Marina para o GP de Abu Dhabi, último da temporada, que já está definida. Apesar de lindo, o circuito é tedioso e geralmente não traz um fim de semana de fortes emoções. Ficam as expectativas para o próximo ano e a oportunidade de ver o carros pela última vez sem o Halo.

Após o domínio de Lewis Hamilton em 2 dos 3 treinos livres, o Q1 abriu os trabalhos da classificação com a liderança de Valtteri Bottas. As Ferraris ficaram logo atrás das Mercedes, sem grandes novidades. Os eliminados foram 16° Grosjean, 17° Gasly, 18° Wehrlein, 19° Ericsson e 20° Hartley.

Já no Q2, Hamilton baixou o tempo para 1:36.742s, quebrando recorde atrás de recorde. O drama aconteceu para Massa e Alonso, que lutaram para chegarem ao Q3. Nos últimos segundos, o espanhol passou justamente na décima posição, mas logo em seguida Massa ocupou seu lugar, levando a Williams para a última fase da classificação. Assim, foram eliminados 11° Alonso, 12° Sainz, 13° Vandoorne, 14° Magnussen e 15° Stroll.

O Q3 trouxe a “disputa” entre Bottas e Hamilton pela pole. Na verdade sem muita briga, o finlandês ficou com o melhor tempo facilmente. A única novidade com relação as etapas anteriores foi a melhora de Ricciardo, superando Räikkönen.

Abaixo você confere como ficou o último grid do ano. O GP de Abu Dhabi acontece no domingo, às 11h (horário de Brasília).