[GP Abu Dhabi] Adeus temporada 2017…e que venha a nova F1!

por Jaqueline Trevisan Pigatto

Chega ao fim mais uma temporada da F1. Temporada de transição, de novidades, da ainda hegemonia das Mercedes, mas de um renascimento da Ferrari. Temporada também do último brasileiro no grid, por ora.

Infelizmente o campeonato continua com seu encerramento em Abu Dhabi, que tem tudo muito lindo, exceto a corrida em si. Largada limpa, pouquíssimas ultrapassagens. Emoção em alguns momentos apenas com as brigas entre Stroll e Magnussen, Massa e Alonso, e os abandonos inesperados de Ricciardo e Sainz. Nem mesmo para o tetracampeão Lewis Hamilton ameaçar seu companheiro de equipe, que praticamente liderou a prova de ponta a ponta.

A despedida de Massa contou com zerinhos na pista e homenagens dos líderes Hamilton e Bottas, mas nada além disso. O Brasil já deu a despedida e os agradecimentos que o piloto da Williams merecia (duas vezes).

Assim, o GP de Abu Dhabi fica para, além de aproveitar o luxo, criar expectativas para o próximo ano. A Ferrari, vice-campeã do campeonato de pilotos e do de equipes, poderá conquistar títulos no próximo ano? E a RBR, com Verstappen e Ricciardo? Bottas vai crescer na Mercedes ou continuar sendo o segundo piloto? Qual o futuro da McLaren e de sua estrela, Fernando Alonso, com motores Renault? Aliás, válido lembrar que 2018 pode ser o último para o espanhol e para o finlandês Kimi Räikkönen, veteranos do grid.

A F1 promete voltar de cara nova para a temporada 2018. A Liberty Media divulgou ontem mesmo, após a corrida, a nova identidade visual da categoria, contrariando o gosto de muitos torcedores. Outra novidade do próximo campeonato é o Halo, proteção do cockpit que será obrigatória e também já causou muita polêmica (tanto pela questão se realmente protege o piloto quanto pela feiura que o carro adquire).

Mas entre esses possíveis erros, a Liberty acertou e muito em 2017. A interatividade dos pilotos e das equipes com os fãs ganha disparado nas inovações desse campeonato. Como não esquecer o momento entre Räikkönen e o pequeno Thomas no GP da Espanha, ou a abertura do GP dos EUA? As transmissões também ganharam novos detalhes, mais cores e mais informações na tela da TV (só esperamos que não se repita o atraso em atualizar as posições como ocorreu em um final de semana).

E os planos da nova gestão da F1 são de longo prazo. Em 2020, quando termina o atual Pacto de Concórdia, a ideia de nivelar o orçamento das equipes começará a ser posto em prática, ainda que a grande Ferrari se oponha e até ameace deixar a categoria. Muitas pedras vão rolar até lá, mas temos a certeza de que a principal categoria do automobilismo mundial não será mais a mesma.

Abaixo você confere os últimos resultados. A temporada 2018 começa no dia 23 de março, na Austrália. Fique ligado em nossas páginas, pois traremos o calendário completo e a cobertura de todos os testes, lançamentos de carros e novidades do mercado de pilotos. Até lá!

RESULTADO GP ABU DHABI

RESULTADO – CAMPEONATO DE PILOTOS TOP 10

RESULTADO CAMPEONATO DE CONSTRUTORES TOP 10