Automobilismo no Cinema

Cinema e automobilismo são entretenimento certo para muitos. Unindo ambos então, é diversão certa, seja na emoção de uma história real, seja em uma produção nem tão bem feita, onde dá para dar umas risadas. Aproveitando o feriado que se aproxima e o interminável período de férias da nossa categoria preferida, o Corrida de F1 sugere algumas dicas.

Rush

Rush (2013) é a primeira pedida que vem a mente dos fãs da F1. A excelente produção de 2013 é dirigida pelo lendário Ron Howard (Uma Mente Brilhante, O Código da Vinci, Apollo 13) e protagonizada por Daniel Brühl (Niki Lauda) e Chris Hemsworth (James Hunt). Uma das melhores rivalidades da história da categoria é brilhantemente retratada, desde os inícios das carreiras dos dois pilotos, até o ápice, o campeonato de 1976. Os fãs mais velhos podem se deliciar com as lembranças, enquanto os novos podem se surpreender com aquela temporada, principalmente se desconhecem o resultado. Ficou afim? Esse sucesso está disponível na Netflix!

Senna

Há também que curta documentários. Nesse caso, a recomendação é Senna, de 2010. Evidentemente, os maiores feitos do piloto brasileiro estão registrados através de imagens, narrações e acompanhadas de depoimentos de ex-pilotos e personagens que viveram de perto aquela época. Sua vida privada também ganha algum espaço, assim como sua importância e seu legado heróico para o povo brasileiro. Senna arrecadou 16 prêmios, incluindo o BAFTA de melhor documentário.

paulnewman_500milhas

Para quem curte um bom clássico, 500 Milhas (1969) é a dica, protagonizado pelo fã de automobilismo Paul Newman. O piloto Frank Capua sonha em vencer as 500 milhas de Indianápolis, junto ao drama de arriscar perder sua mulher para seu rival. Curiosamente, alguns pilotos representaram eles mesmos no filme.

stallone-driven-01g

Dividindo opiniões entre os fãs de automobilismo está Driven, no Brasil, Alta Velocidade (2001), protagonizado por Sylvester Stallone (que está em alta novamente). Há quem diga que o filme foi feito por quem não entende absolutamente nada de corridas, enquanto outros acham ao menos divertido. Fica a dica para quem quiser matar a curiosidade e tirar suas próprias conclusões, o filme está na Netflix. Em tempo: Stallone revelou recentemente que Ayrton Senna gostaria de ser representado pelo ator nas telonas, mais uma para dividir opiniões.

Days of Thunder Tom Cruise ©Paramount Pictures for Sky Cinema publicity only

Days of Thunder
Tom Cruise
©Paramount Pictures for Sky Cinema publicity only

É fã de Tom Cruise? Então não pode deixar de ver Dias de Trovão (1990), que ainda conta com Nicole Kidman e Robert Duvall. Como um típico filme estadunidense, o foco é a Nascar e o desejo de vencer do protagonista (Cruise), que tem um temperamento nada fácil. É tido como um clássico da década de 1990 e é bastante elogiado, mesmo por quem não acredita no filme apenas pelo fato do piloto ser Cruise.

painel-carros-disney-banner-de-festa-banner-carros-disney

Animação para criança? Faz tempo que esses filmes eram exclusivos para a garotada. DreamWorks, Disney e Pixar são os grandes responsáveis por inúmeras animações nos últimos anos que divertem todas as idades, e com certeza Carros (2006) é uma delas. A história de Relâmpago McQueen, um novato que pode ser o primeiro estreante campeão da Copa Pistão (em uma espécie de Nascar) não é a única aventura interessante no filme, já que não há humanos no universo de Carros. McQueen, que logo se perde em uma cidadezinha na mítica Rota 66, conhece os mais diferentes e engraçados tipos de carros, incluindo um aposentado corredor (dublado originalmente por Paul Newman). A sequência do filme não foi tão boa quanto o primeiro, mas traz carros de outras categorias para as pistas, inclusive um italiano de F1, como uma clara referência a Michael Schumacher, que, aliás, está em uma ponta ao final do primeiro filme. Carismático, emocionante e extremamente criativo, Carros é altamente recomendado para qualquer fã de automobilismo, que ainda pode convidar a família toda para assistir junto! Filmes 1 e 2 disponíveis na Netflix.