Atualizando: as últimas da temporada 2016 da F1

f1-catalunha-barcelona-espanha-700

Com a primeira metade de janeiro já concluída, a F1 começa a retomar (ou iniciar) os trabalhos de 2016. No final desse mês já teremos carros acelerando, ainda que os testes oficiais estejam agendados para apenas 22 de fevereiro.

Testando pneus

Red Bull, McLaren e Ferrari estarão participando de testes promovidos pela Pirelli nos dias 25 e 26 de janeiro. Enquanto a RBR colocará seus titulares nos carros, a equipe inglesa escalou o reserva Stoffel Vandoorne (campeão 2015 da GP2). A Ferrari ainda não decidiu um piloto. A FIA terá observadores presentes nos testes, que serão realizados em Le Castellet, na França.

Aposentadoria para Massa

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Williams, admitiu recentemente que essa pode ser sua última temporada na categoria máxima do automobilismo. Seu contrato com a equipe se encerra esse ano, de fato. No entanto, Massa se mostra determinado a fazer uma boa temporada em 2016, que assegure uma vaga para 2017 em uma equipe competitiva. O brasileiro também comentou em recente entrevista à um canal britânico que ainda vê Lewis Hamilton como favorito.

Reabastecimento

Sobre 2017, a FIA voltou a debater o reabastecimento que, segundo a BBC, está dividindo os dirigentes da categoria. Retirado dos pits desde 2010, o argumento de quem é a favor do retorno do reabastecimento é de que traria maior imprevisibilidade para as corridas. No entanto, a preocupação com a segurança de pilotos e equipes é constante.

Pré-temporada

Ainda quanto a testes, a FIA determinou 2 deles durante a temporada 2016: dias 17 e 18 de maio, na Catalunha e 12 e 13 de julho, em Silverstone. A pré-temporada se inicia oficialmente em fevereiro em Barcelona, sendo a primeira bateria de testes entre os dias 22 e 25, e a segunda entre 1 e 4 de março. Eles podem ser acompanhados por comentários ao vivo no site da Autosport, e todos os tempos e resultados serão postados aqui no Corrida de Fórmula 1.

Os lançamentos dos carros também começarão em breve, embora as únicas datas confirmadas por enquanto são 21 e 22 de fevereiro, para Haas e Williams, respectivamente.