As Transmissões de Automobilismo no Brasil

Australia-2011-Race

Já decidiu onde irá sintonizar para o primeiro GP do ano? Não é nenhuma novidade que a Rede Globo vem perdendo audiência na F1 há algum tempo, mas o poder global reduz drasticamente as opções do fã brasileiro.

O interesse do maior canal da TV aberta é claro: patrocinadores. Com a exclusividade de transmissão das corridas no Brasil, os telespectadores são reféns de inúmeros comerciais, antes, durante e após a corrida (especialmente aquele momento entre a bandeirada final e o pódio, onde perde-se vários momentos de comemoração para rever as propagandas). Além disso, conta-se com a infelicidade de um narrador exagerado e constantemente errôneo. Isso quando ele não troca a F1 pelo futebol, e seus substitutos não conseguem esconder o árduo esforço de terem que decorar nomes, equipes e outras informações de última hora. Sempre na expectativa de vitórias brasileiras, a Globo ainda não tem os direitos de transmissão da entrevista do pódio, sempre realizada por alguma personalidade após o champagne. É bacana, entretanto, poder sempre contar com bons repórteres nas pistas e com os comentários de um experiente jornalista e amante da F1.

É possível acompanhar os treinos, inclusive o classificatório, do sábado, pela Sportv (pertencente, é claro, a Globo). Aqui, uma equipe bem mais preparada e simpática faz ótimas transmissões, que possuem ainda bastante interatividade com os fãs via Twitter. Infelizmente, não podem transmitir a corrida ao vivo, deixando a ótima narração e os pertinentes comentários para um horário alternativo, o famoso “VT”.

Para quem quer e pode escapar de tal transmissão, há sempre aqueles links “marotos” rolando pela Internet, onde se consegue uma transmissão internacional. Os fãs da BBC infelizmente ficam órfãos a partir dessa temporada, já que a emissora não renovou o contrato da F1 por questões financeiras. As transmissões na Inglaterra ficam a cargo do Channel 4. Outra opção para quem tenta sintonizar online é a Sky Sports.

Em outras categorias, é sempre possível acompanhar pela Sportv as GP2 e GP3, além da MotoGP. A Stock Car também tem sua vez tanto na Sportv quanto na Globo.

Ainda na TV aberta, a Band continua a transmitir a Fórmula Indy com as narrações de Téo José, após a perda do querido Luciano do Vale. A Bandsports também deve mostrar a categoria de Castroneves e Kanaan. A Band também fica com a Fórmula Truck.

Na TV fechada, fica por conta da FOX Sports as transmissões da Fórmula E, da NASCAR e do mundial de rally (WRC).

Fica difícil prever o futuro das transmissões, não só no Brasil, mas no mundo todo. A maior possibilidade talvez seja um sistema pay-per-view. Por enquanto, vamos aturando o que temos, ao menos ainda é na TV aberta.