2016, Ano Novo com Corrida Nova

Que o novo ano traga bons presságios e boas ultrapassagens

Nesta quarta-feira, 02 de dezembro, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entre outras decisões, anúncios e modificações, divulgou o Calendário de 2016 da Fórmula 1. Pela primeira vez na história, segundo a previsão, o calendário terá 21 Grandes Prêmios, tendo o Azerbaijão como grande novidade. A programação desse GP, no entanto, está sujeita ao horário do término das 24 horas de Le Mans, que ocorrerá na mesma data (19 de junho).

Dentre os destaques no calendário também está o Grande Prêmio dos Estados Unidos (Austin) no Circuito das Américas, que ainda não foi definitivamente confirmado, pois a organização e os promotores do evento ainda não entraram em acordo. Vale lembrar que no último GP americano o Furacão Patrícia causou grandes atrasos na programação e a diminuição do público (também agravada pela proximidade com o GP do México), o que diminuiu substancialmente a receita.

O que acalenta os torcedores é a permanência do GP da Alemanha (Hockenheim), em 31 de julho, e do GP da Itália (Monza), em 4 de setembro. Após o GP da Alemanha haverá, como de costume, o intervalo destinado às férias que só serão interrompidas com o Grande Prêmio da Bélgica (Spa-Francorchamps), em 28 de agosto. São Paulo (Interlagos) receberá sua edição em 13 de novembro e o calendário que terá início em 20 de março, com o Grande Prêmio de Melbourne (Austrália), se encerrará em Abu-Dhabi (Emirados Árabes Unidos), em 27 de novembro. Segue abaixo a tabela completa com Calendário 2016.

20 de março – Melbourne (Austrália)

03 de abril – Bahrain

17 de abril – Xangai (China)

01 de maio – Sochi (Rússia)

15 de maio – Barcelona (Espanha)

29 de maio – Monte Carlo (Mônaco)

12 de junho – Montreal (Canadá)

19 de junho – Baku (Azerbaijão)

03 de julho – Spielberg (Áustria)

10 de julho – Silverstone (Reino Unido)

24 de julho – Budapeste (Hungria)

31 de julho – Hockenheim (Alemanha)

28 de agosto – Spa-Francorchamps (Bélgica)

04 de setembro – Monza (Itália)

18 de setembro – Cingapura

02 de outubro – Sepang (Malásia)

09 de outubro – Suzuka (Japão)

23 de outubro – Austin (EUA)

30 de outubro – Cidade do México (México)

13 de novembro – São Paulo (Brasil)

27 de novembro – Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)